Portal G4
>
Todas as matérias
>
Customer Experience: 6 livros essenciais

Customer Experience: 6 livros essenciais

Por:
G4 Educação
Publicado em:
30/1/2023

Colocar o cliente no centro de todas as estratégias não é mais assunto de “luxo” no mundo corporativo. É sabido que as maiores companhias do mundo seguem essa metodologia de gestão e por isso, continuam escalando de forma exponencial.Pensando em toda essa revolução que a cultura do Customer Experience tem provocado no ecossistema empreendedor, preparamos uma lista com algumas obras que todo gestor que se interessa por CX deve validar:

1. A mentalidade do fundador

No livro, os autores Chris Zook e James Allen defendem a ideia de que toda a equipe de gestão deve ter a “mentalidade do fundador”. Isso, porque essa estratégia evita pontos de crises internas dentro da empresa.O objetivo é manter o líder e os colaboradores - não apenas o fundador- alinhados com as metas da companhia. Desta forma, todos contribuirão de maneira mais “agressiva” para um crescimento rentável e duradouro.

2. A pergunta definitiva

No livro, a tese defendida por Fred Reichheld, especialista em fidelização de clientes, é que o segredo para o Growth de uma empresa é transformar os consumidores do seus produtos e/ou serviços em grandes evangelizadores da sua marca.Considerado um dos 25 melhores consultores do mundo pela revista Consulting, o autor defende que aumentar o NPS, 12 pontos em média, em relação aos concorrentes pode aumentar o faturamento da empresa em duas vezes.Baseado em diversas pesquisas, o livro A Pergunta Definitiva é um guia técnico e prático para quem precisa se organizar em relação a lucro, estratégias, identificar e fidelizar clientes e outros aspectos essenciais para a evolução de qualquer negócio.

3. Satisfação garantida

A felicidade do cliente em todos os aspectos é a principal ideia do livro de Toby Hsieh. Bilionário aos trinta e poucos anos, o lema de um de seus cases de sucesso relatados na obra é colocar o consumidor no centro de todas as ações. Isso quer dizer em todas, mesmo. Ainda isso signifique que o próprio CEO da companhia tenha de fazer uma entrega, por exemplo.Levando uma história inspiradora ao leitor, o livro revela como o fundador da Zappo revolucionou a experiência do cliente fazendo a empresa passar de quase nenhuma venda no ano de 1999 para mais de US$ 1 bilhão em vendas anuais de mercadorias.Em 2009, a Zappo foi vendida para a Amazon em um negócio avaliado em mais de US$ 1,2 bilhão no dia do fechamento.

4. Líderes se servem por último

Inspirado nos líderes e fuzileiros navais norte-americanos, Simon Sinek, autor deste best-seller e protagonista de um dos vídeos mais acessados do TED.com, explica em pouco mais de 320 páginas como motivar equipes e ser um líder verdadeiramente admirado.De forma objetivo, o livro demonstra por que algumas companhias conquistam o sucesso e outras não sob o aspecto da liderança.

5. Customer Success livro

O livro de Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Mehta foi um dos pioneiros sobre o assunto no Brasil e explica algumas “leis” que vão do encantamento ao monitoramento do cliente para que a cultura do Customer Success tenha resultados lucrativos.

6. A Loja De Tudo

Não é segredo para ninguém que nós, do G4 Educação, somos leitores assíduos das cartas e estudos de caso que envolvem a Amazon e o Jeff Bezos.Jeff Bezos é conhecido por enfatizar a importância de ter o cliente como foco, destaque e agente principal no centro de todas as ações e estratégias de uma empresa. E ele pode falar disso o quanto quiser e com fundamento, já que a Amazon tem se destacado como case de sucesso em Customer Experience.Por isso, se o cliente está no centro das suas estratégias essa leitura é obrigatória.Já pensou em se especializar em Customer Experience com quem faz acontecer na prática? conheça nosso curso de customer experience online.

Matérias relacionadas
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.