Artigos, Gestão

O que é MBA? Vantagens e desvantagens


o que é mba

Se você está no mundo empresarial, provavelmente já se deparou com a possibilidade de cursar um MBA. Embora seja popular no que se refere ao desenvolvimento profissional, há muitas dúvidas sobre sua real efetividade: o quanto ele contribui para a carreira a médio e longo prazo atualmente?

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é natural que o aprendizado se torne uma oportunidade de se destacar – aprimorando habilidades e adquirindo novas competências técnicas. 

Dentre as opções, o Master of Business Administration (MBA) é para muitos profissionais uma maneira de alavancar a carreira, visando na maioria das vezes a conquista de cargos executivos e de gestão. 

Embora qualquer forma de aprendizado seja válida, muitas vezes é preciso ser estratégico em sua escolha, afinal, a tendência é que ela afete consideravelmente o futuro de sua carreira e desenvolvimento.

Mas afinal, o que compreende o Master of Business Administration? Vale a pena fazer? Explicamos a seguir.

O que é MBA e quanto tempo dura? 

Surgido no início do século passado nos Estados Unidos, o primeiro curso de MBA foi ministrado no Brasil em 1982 pelo Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-UFRJ).

Com o avanço da economia e do mercado de trabalho, passou a ser amplamente oferecido em outros estados do país.

De maneira geral, um MBA (Master of Business Administration) é uma pós-graduação lato sensu que foca no desenvolvimento de habilidades de liderança e princípios de negócios.

Com carga horária mínima de 360 horas (o equivalente a 2 anos), a grade dos programas focam geralmente em estratégia, marketing, negociação e gestão e o investimento pode chegar a mais de R$100.000 – dependendo da instituição e curso escolhido, o preço varia para mais ou menos.

Com uma ampla abordagem empresarial, é possível encontrar MBAs com diferentes focos. Entre os principais estão:

  • MBA Executivo em Gestão de Marketing: voltado para gestores que desejam atuar nas áreas de marketing e estratégia;
  • MBA Executivo em Recursos Humanos: foca na gestão de pessoas;
  • MBA Executivo em Liderança: capacita profissionais para desempenharem o papel de líderes em qualquer nível da organização;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios: desenvolve habilidades como negociação e gerenciamento de empresas;
  • MBA Executivo em Projetos Estratégicos: impulsiona uma visão holística e estratégica das atividades empresariais.

O MBA é ideal para profissionais que desejam cargos de liderança ou já em posições mais estratégicas e querem se aprimorar. Se mostra como opção também para empreendedores que desejam entender as bases de uma boa gestão. 

Diferente de outras pós-graduações, é comum que o MBA não seja feito logo após a faculdade, principalmente por estar relacionado a cargos executivos. Muitos programas, inclusive, exigem no mínimo dois anos de experiência profissional.

Quais são as diferenças entre MBA e especialização?

Você já deve ter ouvido os termos strictu sensu e lato sensu. Eles são responsáveis por categorizar a pós-graduação em duas modalidades: enquanto o primeiro compreende o mundo acadêmico (mestrado e doutorado), o segundo foca na atuação profissional (especializações e MBAs).

A especialização tem como objetivo aprofundar o conhecimento técnico acerca de determinado assunto e o MBA, por sua vez, é indicado para quem quer alcançar cargos executivos de gestão e liderança. 

Muitas vezes, o MBA é considerado uma especialização lato sensu – focada em negócios. 

Por que fazer MBA?

Ao longo do tempo, fazer um MBA se tornou sinônimo de melhores cargos e salários. De acordo com dados citados em um artigo da Forbes, profissionais pós-graduados em cargos de liderança, por exemplo, recebem 47,2% a mais que aqueles que não possuem.

Por estarem tecnicamente mais preparados para ingressar no executivo, tendem a ocupar posições mais estratégicas, desenvolvendo muitas vezes uma carreira de sucesso.

Entre as principais vantagens do MBA, podemos citar:

  • Networking
  • Orientação especializada
  • Acesso a amplas oportunidades de trabalho
  • Salários mais competitivos

Apesar disso, segundo um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),  menos de 1% dos brasileiros cursaram algum tipo de MBA ou pós-graduação, o que aponta que há uma grande defasagem na adoção dessa forma de ensino, mesmo que os benefícios sejam comprovados. 

Após a pandemia essa dúvida só aumentou, com muitos profissionais se perguntando se investir em um MBA realmente faria diferença no currículo. Para muitos veículos e profissionais renomados do mundo dos negócios, a resposta é não

Desvantagens: o mundo mudou, mas o MBA acompanhou? 

Ainda em 2017, um artigo do The Wall Street Journal afirmou que as aplicações para MBA nos Estados Unidos haviam caído pelo terceiro ano consecutivo, e um artigo recente indica que a crise continua.

Considerada a melhor escola de negócios americana, Harvard reportou que as inscrições para o MBA caíram mais de 15%

Outros programas de elite americanos, oferecidos por instituições como Wharton School da Universidade da Pensilvânia, Universidade de Yale, Universidade de Chicago e de Nova York também tiveram baixa no número de inscritos – registrando quedas de mais de 13% e 10% para as turmas de 2024.

O que é MBA? Vantagens e desvantagens
(Na imagem: queda no número de aplicações para MBA nos Estados Unidos)
(Créditos: divulgação)

A pandemia acelerou mudanças que em tese poderiam levar anos para se consolidar, transformando inclusive a maneira como podemos nos preparar para desafios profissionais, e o que já estava em declínio encontrou tração durante o COVID-19. 

Mas o que realmente está sendo questionado? 

De acordo com um artigo da HBR, as primeiras escolas de negócios nasceram na era industrial e automobilística focando em departamentos que faziam sentido para aquele momento – finanças, gerenciamento de produção e operações, marketing e recursos humanos. 

Historicamente, essa mentalidade foi perpetuada, e a estrutura departamental muitas vezes ensinada no MBA tem como base empresas do século XX. A escola de negócios do MIT, por exemplo, leva o nome do ex-CEO da General Motors, Alfred Sloan, tamanha é a relação com esse período histórico.

Há indícios do que algumas publicações chamam de crise de identidade nos cursos tradicionais de MBA, com destaque para:

  • Excesso de teorização das disciplinas;
  • Distanciamento da realidade social das empresas na atualidade;
  • Aumento de escolas com pouca qualidade de ensino.

Embora o período das grandes fábricas com operações logísticas amplas tenha sido fundamental para chegarmos até aqui, o mundo evoluiu, e gerenciar negócios através de departamentos e mentalidade fabril pode rapidamente se tornar antiquado, deixando muito dinheiro e oportunidades na mesa. 

O que é melhor que fazer MBA? O ensino precisa evoluir

É certo que os cursos tradicionais de MBA estão lutando para continuarem relevantes. Abordagem antiquada, falta de novas tecnologias e currículos muitas vezes ultrapassados são alguns dos elementos que corroboram com seu declínio. As empresas mudaram e não funcionam mais de maneira departamental.

Frutos dos novos tempos, empresas como Amazon, Netflix, Google e Meta são totalmente digitais, com processos estratégicos que permeiam toda a companhia. 

Assim, para atender às novas necessidades, é preciso entender que a atuação de um líder e gestor também evoluiu. Tecnologia, inovação, criatividade, empatia, gerenciamento de crise e pensamento estratégico, por exemplo, são necessidades que devem ser colocadas no centro de qualquer companhia que deseja ter sucesso – principalmente em seu board de liderança.

“Quando os MBAs vêm até nós, temos que retreiná-los fundamentalmente – nada do que aprenderam os ajudará a ter sucesso na inovação”.

Scott Cook, fundador da Intuit

O G4 Educação entende que novas habilidades e conhecimentos precisam ser desenvolvidos e trabalha ativamente para apoiar os gestores em suas jornadas, oferecendo acesso à educação executiva mais completa e atual do Brasil. 

“Se você quer ser contratado, faça um MBA. Se você quer contratar,  faça uma Imersão”.

Tallis Gomes – Fundador da Easy Taxi, Singu e G4 Educação

Quais são os benefícios das imersões do G4 Educação?

Com foco em ajudar as empresas a transformarem a realidade de suas operações, o G4 Educação entendeu que cada empresa tem uma necessidade diferente para crescer, e criamos soluções ideais para cada uma delas. 

Portanto, não importa o desafio, nossas imersões podem ajudar a superá-lo:

  • G4 Imersão e Mentoria: destinada a líderes em posição estratégica, essa Imersão e Mentoria aborda os conceitos mais inovadores de gestão utilizados em empresas como Amazon, Google, Microsoft e Facebook.
  • Imersão G4 Customer Experience: um programa de imersão e mentoria desenhado para líderes que buscam transformar suas empresas focando na melhor experiência de seus clientes.
  • Imersão G4 Growth: pensada para ajudar você a aplicar os frameworks de crescimento e escala usados pelas maiores empresas do mundo no seu negócio.
  • Imersão G4 Sales: feita para líderes que desejam melhorar os processos de vendas da sua empresa  e aumentar a eficiência do seu time comercial.
  • Imersão G4 Gestão de Pessoas: aprenda com Bernardinho, Vabo e Ricardo Basaglia a desenvolver as principais habilidades que um líder e gestor precisa para levar sua equipe aos maiores resultados.
  • Imersão G4 Traction: para líderes que buscam sair do operacional para assumir um papel estratégico. Aprenda a contratar as pessoas certas e geri-las, estruturar os processos da sua empresa e alcançar a escala.
  • Imersão G4 Oratória: independentemente do seu momento profissional, a oratória é uma habilidade crucial para se diferenciar e acelerar seu crescimento.
  • Imersão G4 M&A: overview do processo completo de M&A, desde a avaliação das empresas (Valuation) até o fechamento do contrato, impulsionando o crescimento do seu negócio.

Com o objetivo de ajudar sua empresa a evoluir hoje e amanhã, destacamos uma série de benefícios ao confiar em nossas imersões:

  1. Conteúdo aplicável
  2. Práticas das melhores empresas do mundo
  3. Track record dos mentores
  4. Mentoria com especialistas
  5. Networking de altíssimo padrão
  6. Acompanhamento posterior à imersão
  7. Conteúdo transformador em até 3 dias

Em um mercado que evolui a cada instante, é importante estar preparado para ajudar sua empresa a progredir. 

Traduzimos as melhores práticas de negócios para a sua empresa, te ajudando a aplicar conceitos mais modernos e eficientes – e principalmente que foram usados e validados por alguns dos maiores empreendedores do Brasil e do mundo.

Entenda detalhadamente como as imersões do G4 Educação te auxiliam em sua jornada, seja como empresário, executivo, gestor ou empreendedor:

#1 – Conteúdo aplicável

Trabalhamos para aproximar as empresas do que tem de mais novo no mercado, levando em consideração sua realidade e nível de maturidade.

Portanto, independente da empresa, seja ela um negócio tradicional, familiar ou startup, os conteúdos das imersões são totalmente aplicáveis, capazes de te auxiliar na otimização dos resultados do seu negócio. 

Aqui a teoria se alinha à prática para que sua empresa colha resultados de maneira real no dia a dia.

#2 – Práticas das melhores empresas do mundo

Muitos negócios sofrem por não terem ferramentas que os possibilitem evoluir. No G4 Educação ajudamos fundadores, líderes e gestores a aplicarem em seus negócios as principais estratégias, ferramentas e frameworks de gestão, vendas e growth de empresas como Facebook, Google, Amazon, Uber e Apple.

Diminuir aquela lacuna, otimizar processos que podem e devem ser otimizados ou até refletir sobre o que pode levá-lo do ponto A ao B, que fará com que o time ganhe tempo e foque em solucionar diferentes desafios, pode ser o que sua empresa precisa para crescer. O como, muitas vezes, é fundamental para colher melhores resultados.

#3 – Track record dos mentores

Diferente de grande parte dos programas de MBA, em que muitas vezes há excesso de teoria, as imersões são realizadas por mentores com experiência prática nas maiores empresas do Brasil e do mundo.

Acreditamos que o melhor ensinamento só pode vir de quem faz, e trabalhamos para ampliar perspectivas, gerar insights acionáveis e melhorar as tomadas de decisão dos nossos alunos, ajudando a construir negócios bem-sucedidos, resilientes e atuais.

#4 – Mentoria com especialistas 

Muitas vezes, conversar com quem já sentiu na pele os desafios de empreender, gerenciar e liderar, bem como os caminhos possíveis para superá-los, é o que precisamos para desenvolver novas perspectivas e chegar a diferentes respostas.

Além de aprender com quem faz, você é orientado por mentores que te ajudarão a pensar sobre o atual momento do seu negócio, assim como possíveis gargalos e perspectivas futuras, com um novo olhar.

No G4 Imersão e Mentoria, por exemplo, além de mentorias com os maiores especialistas em negócios do país, a imersão conta com um Board Consultivo com Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi, Singu e G4 Educação, uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos. 

#5 – Networking de altíssimo padrão

Não importa a sua necessidade, ao realizar as imersões do G4 Educação você irá interagir com donos de negócios e gestores que têm o mesmo objetivo que você: acelerar resultados.

Além do contato com os mentores, nossas imersões incluem um processo de seleção e qualificação dos alunos, permitindo troca constante de conhecimentos, contatos e experiências, possibilitando a oportunidade de fazer negócios com outros donos e diretores de empresas de diferentes segmentos do mercado.

#6 – Acompanhamento posterior à imersão

Com o objetivo de entender melhor o momento da sua empresa, assim como suas maiores dores e desafios, algumas das imersões possuem acompanhamento para ajudá-lo a implementar as ferramentas e frameworks de maneira mais assertiva possível, traduzindo-os para a realidade do seu negócio. 

Com duração de aproximadamente 6 meses (quatro encontros espaçados em 45 dias), você tem a oportunidade de pensar o seu negócio de maneira objetiva, obtendo insights de possíveis soluções que podem ajudá-lo a construir o sucesso etapa por etapa. 

#7 – Conteúdo transformador em até 3 dias

Ter experiência é muito valioso, mas você não precisa esperar anos para aprender o que precisa para conseguir transformar o seu negócio. 

O tempo é um dos ativos mais valiosos que você pode ter, por isso, nossas imersões duram no máximo três dias – algumas são realizadas em dois, priorizando a agilidade que o mercado atual demanda.

O mundo se transforma rapidamente e queremos garantir que nossos alunos tenham as habilidades necessárias para decidir e fazer o que precisa ser feito de maneira eficiente e com os mais altos padrões. 

Imersões do G4 Educação: a solução para evoluir seus negócios

Embora seja uma alternativa conhecida e tradicional, fatores como investimento, tempo de duração e relevância do MBA podem estar entre os principais motivos que explicam sua baixa adesão, principalmente ao longo dos últimos anos, em que transformações estruturais atingiram todo o mercado. 

Estamos, cada vez mais, caminhando para a chamada “low touch economy”, onde negócios precisam ser mais digitais, ágeis e asset light do que nunca. Nessa nova realidade, a máxima “inove ou morra” passa a ser aplicada a todos os setores.

O G4 Educação entendeu que é preciso agilidade para se manter relevante e competitivo, explorando novos canais, práticas, frameworks e ferramentas de gestão. 

Ao desenvolver um modelo que entrega o que os alunos precisam saber para transformar a realidade de seus negócios, nos consolidamos como a evolução da escola de negócios. 

Nosso objetivo é transformar a economia ajudando as empresas a serem cada vez melhores: já formamos mais de 30.000 gestores, treinamos mais de 2.000 empresas e nossos alunos já geraram mais de 214 mil empregos – e esse é só o começo. 

Se você deseja se preparar para a nova realidade que está surgindo, conheça o G4 Imersão e Mentoria do G4 Educação e aprenda as melhores práticas para manter seu negócio relevante.

New call-to-action

Glossário do Empreendedor

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z