Quantas pessoas da sua empresa você recontrataria hoje?
Por:
Soraia Yoshida
Publicado em:
16/2/2023
Atualizado em:
16/2/2023
Pare e responda rápido: Quantos dos seus colaboradores atuais você contrataria novamente se tivesse a oportunidade? Todos, 70%, metade, nenhum?
Uma pesquisa da consultoria Robert Half com 300 C-levels realizada no início do ano aponta que 41% dos executivos brasileiros admitem ter realizado alguma contratação equivocada em 2021. Dos entrevistados, 81% afirmaram que os impactos de uma contratação ruim custam muito mais hoje do que há um ano.
Na lista das consequências, além dos números, estão a perda de produtividade na área envolvida, queda de engajamento da equipe e prejuízos financeiros, inclusive da receita da companhia.
Contratar errado é mais comum, portanto, do que você imagina.
O problema não vem de hoje: 74% das empresas admitiram ter contratado as pessoas erradas para determinado cargo, em pesquisa da Career Builder de 2017. No Brasil 87% das empresas admitiram essa falha.
Piorou?63,3% das empresas norte-americanas com 50-500 funcionários dizem que reter colaboradores é realmente mais difícil do que contratá-los, segundo pesquisa de 2020.
As razões para as empresas estarem repetindo erros são muitas.
Menos de um quarto das grandes empresas monitoram se o seu processo de contratação está ou não trazendo como resultado a contratação dos melhores talentos, de acordo com levantamento da Gartner.
Quase metade dos candidatos dizem que ainda estão abertos a outras ofertas, enquanto 28% dizem que se tivessem que tomar a decisão novamente, permaneceriam no empregador anterior.
Apenas 28% dos líderes de aquisição de talentos relatam que os candidatos internos são uma fonte importante para preencher suas vagas, segundo pesquisa do LinkedIn de 2016. E menos de um terço dos empregadores exigem que os gerentes publiquem empregos internamente antes de contratar de fora, apontou pesquisa do ERC de 2017.
De acordo com os executivos ouvidos pela Robert Half, os principais desafios para recrutamento atualmente são:
Você e sua empresa estão passando por essa dificuldade? E o que estão fazendo para parar de contratar errado?