Neste mês de novembro, o G4 Communities organizou um encontro reunindo, ao longo de três dias, cento e vinte dos empreendedores que compõe o G4 Club, uma confraria reunindo cento e cinquenta empreendedores, que juntos representam mais de 220 empresas, consolidando um faturamento de mais de 38 bilhões, impactando a vida de mais de 55 mil colaboradores.
O encontro representou mais uma oportunidade de conexão e networking entre os membros do G4 Club, naturalmente resultando na geração de oportunidades de negócios e, especialmente, aprendizado e desenvolvimento continuado para todos os empreendedores.
O G4 Class oportunizou aos empreendedores o contato com executivos e empreendedores de grandes empresas, como João Adibe (Cimed), Rapha Avellar (Adventures Inc), Fernando Soares (Dominos Brasil/), Sandra Chayo (Hope) e Pedro Thompson (Ex-Exame, atual Hurb), além de uma masterclass exclusiva com Erin Meyer, co-autora do best-seller “A Regra é Não Ter Regras”, que narra a jornada de transformação cultural da Netflix.
O resultado alcançado a partir do encontro é de grande impacto, e vai muito além da apreciação do conteúdo de alto nível apresentado, já que no G4 Class os empreendedores têm a oportunidade de analisarem e compartilharem experiências com relação aos desafios específicos de seus negócios, assimilando lições aprendidas e boas práticas que oxigenam e impulsionam a sua jornada.
E neste ambiente efervescente de aprendizagem intensiva, temos a oportunidade de contextualizar as temáticas, desmistificando buzzwords e identificando os verdadeiros insights que conduzem a jornada de transformação nos negócios. Neste artigo compartilhamos algumas dessas temáticas, convidando os leitores a seguirem o desenvolvimento dos assuntos.
Os membros do G4 Club encontram no G4 Class uma bússola que sinaliza boas práticas, lições aprendidas e conceitos que alavancam os resultados nos negócios. O portfólio de conteúdos busca garantir aos empreendedores tanto a otimização dos processos de negócio na sua visão atual, como também sinalizam os caminhos e tendências de futuro, organizados com base numa perspectiva sistêmica, como podemos ver na matriz apresentada a seguir:
Com base nessa abordagem, garantimos aos empreendedores a formação continuada, oferecendo tanto conteúdos e experiências que todos os empreendedores estão aptos a aplicar assim que retornam para suas operações, como também conceitos e direcionamentos que inspiram os empreendedores no caminho das adaptações e transformações necessárias para que mantenham a relevância dos seus negócios em meio a toda a volatilidade do mercado.
Todos os convidados trouxeram em suas participações diversas contribuições, sempre baseadas em casos reais e experiências concretas das empresas em que atuam, apresentando com a maior transparência e abertura iniciativas das mais diversas, compartilhando os bons resultados alcançados e as boas práticas que possibilitaram as conquistas, mas também as lições aprendidas, favorecendo assim o aprendizado dos empreendedores que compõem o G4 Club.
A partir de agora apresentamos uma síntese dos principais eventos de conteúdo, organizados conforme as categorias apresentados na matriz de referência compartilhada, esperando que essas iniciativas sirvam como inspiração e referência para a melhoria contínua nos resultados dos negócios dos empreendedores do G4 Club.
Em uma palestra inspiradora, João Adibe narrou a jornada percorrida para a alavancagem da empresa familiar, que há 10 anos ocupava a 26ª posição no mercado, para o momento atual, em que a empresa ocupa a terceira posição entre as indústrias farmacêuticas do país. Com uma identidade fortemente ligada a vendas, João destacou a importância da indústria em se comprometer com o sucesso do seu cliente direto, no caso o varejista farmacêutico.
Diversos casos e estratégias foram compartilhados, da oferta de pirulitos para estimular a venda de xaropes, até a aceitação de cheques sem fundo como parte do pagamento para pedidos, que transformaram a fabricante em opção preferencial para os varejistas, garantindo assim a “pressão de prateleira” , mantendo o produto presente, garantindo assim sempre mais vendas. Seguem alguns dos principais destaques, organizados conforme a matriz previamente apresentada:
Números da Cimed:
Mercado Farmacêutico:
Distribuição por categorias de produtos:
Inovação
Em linha com o compromisso do G4 Club em trazer os conteúdos mais relevantes para os empreendedores, o G4 Class teve convidou Erin Meyer, co-autora do livro, A Regra É Não Ter Regras, que narra a jornada de consolidação cultural da Netflix, numa aula dinâmica e esclarecedora em que todos a professora interagiu diretamente com os empreendedores na reflexão a respeito de dilemas de cultura organizacional que as empresas costumam enfrentar em meio à jornada de transformação para uma cultura de Liberdade com Responsabilidade para os seus colaboradores.
A aula foi bastante participativa e deu a oportunidade aos empreendedores para o posicionamento de perguntas específicas que trouxeram os dilemas e preocupações normalmente vivenciados nas suas realidades de negócio.
Uma visão mais completa do livro poderá ser obtida pelo acesso à apostila disponibilizada aos participantes do G4 Class, acessível também no Connect G4 Club, a partir do seguinte link:
Com a mediação de Raphael Avellar (CEO da Adventures Inc), Zé Filipe (Cervejaria Walls, KHappy Kombucha) e Carol Fuhrmeister (Grou Consultoria) exploraram ao longo de um debate altamente frutífero a importância do posicionamento protagonista das empresas, antecipando-se às necessidades e movimentos dos consumidores cada vez mais líquidos, deste modo garantindo o posicionamento adequado frente às oportunidades que se apresentam em meio à volatilidade do mercado.
Posicionamento que demanda alinhamento cultural e precisão na alocação de talentos por meio do mapeamento e reconhecimento do perfil e habilidades comportamentais dos diversos colaboradores, aspecto bastante explorado por Carol Fuhrmeister, que juntamente com os demais participantes, enfatizou a necessidade das empresas em manterem-se flexíveis e maleáveis, abrindo-se para a transformação de processos e práticas, inclusive relacionados à gestão de pessoas, que possibilitem aumentar a agilidade e capacidade de atendimento às necessidades da empresa no timing adequado frente à velocidade das mudanças das realidades de mercado.
Com a mediação de Jonathan Souza, diretor comercial do G4 Educação, os membros do G4 Club tiveram oportunidade de acompanhar uma conversa inspiradora entre Pedro Thompson (Ex-Exame, atual Co-CEO Hurb), Fernando Soares (CEO Dominos Brasil) e Sandra Chayo (Sócia e CMO Hope), explorando a relevância do alinhamento cultural das organizações para o alcance de resultados consistentes.
Conscientes de que a cultura vai muito além dos valores expostos nas paredes ou websites das companhias, e muitas vezes não efetivamente vivenciados, os convidados compartilharam exemplos e experiências demonstrando o quanto o “walk the talk” das organizações é fundamental especialmente para que se alcance o efetivo engajamento e comprometimento dos times.