Acredito que uma das melhores formas de aprendermos e nos desenvolvermos é justamente ao observarmos o que outras pessoas fazem e compartilham.Por isso, gosto de acompanhar algumas pessoas com certa regularidade.São pessoas de todas as áreas, algumas próximas, outras mais distantes, e algumas que nem devem saber que existo, mas que nem por isso, deixam de contribuir de alguma forma com a minha busca por aprendizado.E durante esse processo, encontrei no Twitter uma sequência de postagens feitas pelo @Naval sobre como qualquer pessoa pode trabalhar para construir riqueza, sem depender da sorte.São vários tópicos diferentes, que abordam os mais diversos ângulos do tema, e que independente de você concordar ou não, ou com quais você concorda ou não, acredito que valem a pena serem lidos, e refletidos.Por isso, traduzi o conteúdo com algumas adaptações para que façam mais sentido para a realidade da maioria dos brasileiros, e compartilho agora com você.
- Procure riqueza, não dinheiro ou status. Riqueza é ter ativos que se valorizam enquanto você dorme. Dinheiro é como transferimos tempo e riqueza. Status é o seu lugar na hierarquia social.
- Entenda que ganhar dinheiro de forma ética é possível. Se você secretamente desprezar a riqueza, ela te escapará.
- Ignore as pessoas que procuram status. Eles ganham status atacando pessoas que procuram a criação de riqueza.
- Você não ficará rico vendendo seu tempo. Você deve possuir equity - um pedaço de um negócio - para obter sua liberdade financeira.
- Você ficará rico dando às pessoas o que elas querem, mas ainda não sabem como conseguir. Em escala.
- Escolha uma área em que você possa pensar no longo prazo, junto a pessoas que pensam no longo prazo
- A Internet ampliou as possíveis carreiras a se seguir. A maioria das pessoas ainda não perceberam isso.
- Jogue o jogo da iteração. Todos os retornos da vida, seja em riqueza, relacionamento ou conhecimento, provêm de juros compostos.
- Escolha parceiros de negócios com alta inteligência, energia e, acima de tudo, integridade.
- Não faça parceria com cínicos e pessimistas. Suas crenças são auto-realizáveis.
- Aprenda a vender. Aprenda a construir. Se você puder fazer as duas coisas, será imbatível .
- Arme-se com conhecimento único, espírito de dono (responsabilidade) e alavancagem (estar numa posição que amplia o seu impacto).
- Conhecimento único é aquele que você não pode ser treinado. Se alguém pode treiná-lo, pode treinar outra pessoa e substituí-lo.
- Conhecimento único é adquirido pela busca genuína da sua curiosidade e paixão, ao invés do que esta na moda no momento.
- A construção do seu conhecimento único te parecerá uma brincadeira, mas parecerá um trabalho duro para os outros.
- Quando o conhecimento único é ensinado, é através de aprendizado prático, não da teoria nas escolas.
- O conhecimento único geralmente é altamente técnico ou criativo. Não pode ser terceirizado ou automatizado.
- Tenha espírito de dono: abrace a responsabilidade e assuma riscos onde seu nome esteja em jogo. A sociedade o recompensará com mais responsabilidades, equity e alavancagem.
- As pessoas que mais colocam seu nome em jogo são as que têm maior reconhecimento, marcas únicas, públicas e arriscadas.
- “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo” - Arquimedes
- Fortunas requerem alavancagem. A alavancagem nos negócios vem do capital, de pessoas e de produtos sem custo marginal de replicação (código/software e mídia).
- Capital significa dinheiro. Para levantar dinheiro, aplique seus conhecimentos únicos, tenha espírito de dono e demonstre bom senso.
- Mão-de-obra significa pessoas trabalhando para você. É a forma mais antiga e mais disputada de alavancagem. Um time numeroso impressionará seus pais e amigos, mas não desperdice sua vida querendo ter muitos colaboradores.
- Capital e mão-de-obra são formas de alavancagem que precisam ser consentidas. Todo mundo está atrás de capital, mas alguém precisa te dar o capital. Todo mundo está tentando liderar, mas alguém precisa te seguir.
- Código (Software) e mídia são formas de alavancagem que não precisam de consentimento. Eles são a alavanca por trás dos novos ricos. Você pode criar software e mídia que trabalhem para você enquanto dorme.
- Se você não sabe programar, escreva livros e blogs, grave vídeos e podcasts.
- Alavancagem multiplica o poder do seu bom senso.
- Ter bom senso requer experiência, mas pode ser obtido aprendendo habilidades fundamentais.
- Não existe uma habilidade chamada "negócios”. Estude microeconomia, teoria dos jogos, psicologia, persuasão, ética, matemática e programação.
- Ler é mais rápido que ouvir. Fazer é mais rápido do que assistir.
- Mantenha uma agenda organizada e sob controle.
- Defina e imponha um valor para sua hora de trabalho. Se a correção de um problema economizar menos que este valor por hora, ignore-o. Se a terceirização de uma tarefa custar menos que o seu valor por hora, terceirize-a.
- Trabalhe o máximo que puder. Lembre-se que mais importante que o esforço que você faz, é com quem e com o que você trabalha.
- Torne-se o melhor do mundo naquilo que você faz. Continue redefinindo o que você faz até que isso seja verdade.
- Não há maneira rápida para enriquecer. Quem diz isto, esta ficando rico em cima de você.
- Aplique conhecimentos únicos, com alavancagem, e, eventualmente, você obterá o que merece.
Como disse no começo, são diversos pontos e visões sobre a construção de riqueza.Provavelmente você concordou muito com alguns, e menos com outros.Porém, existe um ponto final, sobre o qual eu verdadeiramente gostaria que você parasse pelos menos alguns minutos e realmente refletisse sobre:
Quando você finalmente for rico, perceberá que não era o que estava procurando em primeiro lugar. Mas isso é assunto para outro dia.
Ps: você pode conferir mais conteúdos no meu Instagram e no Twitter