The Strategy Book: principais ideias do livro de estratégia na prática
Blog G4
>
Todas as Matérias
>
Gestão, Livros

The Strategy Book: principais ideias do livro de estratégia na prática

Por:
G4 Educação
Publicado em:
11/12/2023
Atualizado em:
29/4/2024

Livro: "The Strategy Book: How to Think and Act Strategically to Deliver Outstanding Results"
Autor: Max Mckeown

"The Strategy Book", de Max Mckeown, é um guia abrangente para compreender, desenvolver e implementar estratégias eficazes no mundo dos negócios. Mckeown oferece uma abordagem prática e acessível ao pensamento estratégico, fornecendo uma riqueza de insights e ferramentas para ajudar os profissionais a navegar pelas complexidades do planejamento estratégico.

"Com uma estratégia inteligente, cada ação reforça a si mesma. Cada ação cria mais opções que são mutuamente benéficas. Cada vitória não é apenas para hoje, mas para amanhã."
- Max Mckeown, consultor e autor de "Adaptability", "The Innovation Book" e "The Innovator's Book"


O autor Max Mckeown procurou criar uma cartilha para quem quer aprender como desenvolver e executar estratégias. Para os profissionais e donos de empresas, há muitas razões para ler “The Strategy Book”.

O foco de “The Strategy Book” está em como criar estratégias para obter sucesso em um mundo competitivo. O livro busca responder às seguintes perguntas:

  • O que sabemos sobre estratégia?
  • O que a estratégia criativa pode fazer por você?
  • Como você pode criar estratégias vencedoras?
  • Como pensar e agir estrategicamente?
  • Como você pode envolver as pessoas com a estratégia?
  • Como evitar armadilhas, problemas e erros?

Pensamento estratégico acessível

Max Mckeown desmistifica o pensamento estratégico, tornando-o acessível a profissionais de todos os níveis. O livro oferece um guia prático para pessoas que buscam desenvolver sua mentalidade estratégica e contribuir de forma significativa para o sucesso de suas organizações.

Desenvolvimento holístico da estratégia

O framework Strategy Cycle (Ciclo Estratégico) oferece uma estrutura holística para o desenvolvimento de estratégias, orientando os profissionais durante todo o processo, desde a compreensão do contexto até a obtenção de resultados. Essa abordagem abrangente garante que a estratégia não seja um esforço único, mas um processo contínuo e em evolução.

Excelência em liderança

O livro destaca o papel fundamental da liderança no sucesso estratégico. Os profissionais de negócios, especialmente aqueles em posições de liderança, podem obter insights sobre como inspirar suas equipes, promover o pensamento estratégico e navegar pelas complexidades da tomada de decisões.

Ferramentas práticas

"The Strategy Book" oferece aos leitores um conjunto de ferramentas práticas e técnicas que podem ser aplicadas imediatamente em vários contextos de negócios. Essa abordagem prática permite que os profissionais integrem o pensamento estratégico em suas atividades diárias.

Adaptabilidade em um mundo em transformação

Dado o cenário de negócios em constante evolução, a ênfase de Mckeown na adaptabilidade é muito importante. Os profissionais de negócios podem aprender a desenvolver estratégias que não apenas respondam aos desafios atuais, mas também posicionem suas organizações para o sucesso futuro.

O livro “The Strategy Book” é dividido em seis partes, com vários capítulos. Cada seção tem a mesma estrutura: uma descrição, exemplos estratégicos, classificações de estratégias, objetivos, contexto, desafios, medidas de sucesso, lista de verificação para estrategistas e ideias relacionadas. Os exemplos citados são usados para ilustrar bem como os conceitos podem ser aplicados nas empresas.

O consultor e autor Max Mckeown, que prega o equilíbrio entre o conceito e a prática no livro "The Strategy Book"
O consultor e autor Max Mckeown, que prega o equilíbrio entre o conceito e a prática no livro "The Strategy Book" (Crédito: Reprodução/YouTube)

"Mudança não é superar a inércia, mas sim redirecionar, orientar, ajustar o que já existe e o que já aconteceu. Precisamos acreditar que podemos fazer escolhas e que essas escolhas podem alterar o futuro."
- Max Mckeown, autor de "The Strategy Book"

Quem é Max Mckeown, autor de “The Strategy Book”

O autor Max McKeown construiu sua carreira mesclando conhecimento formal e experiência. Com MBA e doutorado pela Warwick Business School, no Reino Unido, ele se tornou coach de estratégia e inovação para grandes empresas. Com uma carreira de quase 30 anos como consultor de empresas como Pfizer, Sony e Topshop, Max Mckeown aproveita sua experiência aplicada no mundo corporativo exatamente para desvendar conceitos normalmente vistos como pouco tangíveis.

Em “The Strategy Book”, ele explica os princípios do pensamento estratégico e compara a teoria da estratégia com a estratégia do mundo real. Além de indicar quais perguntas podem ajudar no processo do pensamento estratégico, ele enfatiza que é preciso equilibrar o que chama de uma abordagem planejada com a capacidade de reconhecer e se adaptar às mudanças.

O objetivo final de “The Strategy Book” é conduzir o leitor a criar uma nova mentalidade estratégica (strategic mindset). E por isso é indicado não apenas para empreendedores que estão iniciando sua jornada, mas também para executivos e empresários com experiência, que precisam renovar sua abordagem para os negócios.

"O verdadeiro coração da estratégia é o estrategista."

Quais são as principais ideias em “The Strategy Book”

Veja a seguir quais são as principais ideias discutidas no livro “The Strategy Book”.

1. Definição de pensamento estratégico

Max Mckeown desmistifica o conceito de pensamento estratégico, enfatizando que ele não é reservado apenas aos executivos seniores. O livro incentiva indivíduos de todos os níveis de uma organização a adotar o pensamento estratégico como uma mentalidade, promovendo uma abordagem proativa e orientada para o futuro na tomada de decisões.

2. O Ciclo da Estratégia

O autor apresenta o Ciclo da Estratégia, um modelo dinâmico que abrange os principais estágios do desenvolvimento da estratégia, incluindo a compreensão do contexto, a criação de opções, a realização de escolhas e a obtenção de resultados. Mckeown enfatiza que a estratégia eficaz é um processo contínuo e iterativo, e não um evento único.

3. Liderança estratégica

O livro se aprofunda no papel da liderança na condução do sucesso estratégico. Mckeown explora como os líderes podem inspirar e orientar suas equipes, promovendo uma cultura de pensamento estratégico e alinhamento. Ele enfatiza que a liderança estratégica envolve um equilíbrio entre visão, flexibilidade e capacidade de execução.

4. Ferramentas e técnicas

"The Strategy Book" oferece um conjunto de ferramentas práticas e técnicas para análise, planejamento e execução estratégicos. Da análise SWOT ao planejamento de cenários, Max Mckeown oferece aos profissionais uma série de recursos para aprimorar suas capacidades estratégicas.

Adaptação às mudanças

Reconhecendo a natureza dinâmica dos ambientes de negócios, Mckeown enfatiza a importância da adaptabilidade no pensamento estratégico. Ele fornece orientação sobre como as organizações podem se antecipar e responder às mudanças no mercado, na tecnologia e nas preferências dos clientes.

“Todo fracasso é uma falha de adaptação, todo sucesso é uma adaptação bem-sucedida.”

Resumo dos capítulos de "The Strategy Book"

1. Seu Eu Estratégico

"A estratégia consiste em moldar o futuro". Max Mckeown descreve rapidamente as origens militares da estratégia e sua aplicação na estratégia corporativa, com Alfred Chandler, Igor Ansoff e Henry Mintzberg. Ele faz um alerta sobre a dependência excessiva de qualquer abordagem específica e reforça que “existem ferramentas e processos de estratégia que podem ajudar, mas o verdadeiro coração da estratégia é o estrategista”.

"Tornar-se um pensador estratégico – um estrategista – é melhorar a capacidade de moldar eventos... Você aprende que reagir e responder a eventos é tão importante quanto planejar".

Mckeown incita o leitor a procurar oportunidades e ameaças e explorá-las com sua imaginação, ambição e compreensão criativa dos clientes, produtos e recursos. E lista as principais perguntas estratégias:

  • O que queremos fazer? (objetivo geral?)
  • O que achamos que é possível?
  • O que precisamos fazer para atingir nossos objetivos?
  • Quando devemos reagir a novas oportunidades e adaptar os planos?

"Você usa a estratégia para descobrir como atingir seu objetivo e suas ambições. Você se move entre onde quer ir (fins) e o que precisa fazer (meios). Uma boa estratégia é o caminho mais rápido entre os meios e os fins para moldar seu futuro".

A estratégia inteligente, segundo o livro, está entre os extremos, ou seja, planejar ações deliberadas para moldar o futuro, mas ficar perto dos eventos locais e reagir a eles.

O autor reforça que as companhias bem-sucedidas procuram equilibrar de forma saudável três pontos: pensar, planejar e fazer. "A estratégia consiste em pensar melhor do que a concorrência. Trata-se de visão em primeiro lugar e planejamento em segundo"

Mckeown introduz a ideia de pensamento estratégico e pensamento criativo listando perguntas que estimulam essa mentalidade:

  • Como funciona o seu setor ou indústria?
  • Como é o sucesso para sua organização?
  • O que seria necessário para fazer isso dez vezes melhor?
  • Qual é o problema (raiz) mais importante que você enfrenta? 
  • O que você faria se não tivesse limitações?
  • Quantas dessas limitações são reais?
  • O que as pessoas mais velhas, mais jovens, mais ricas ou mais pobres estão fazendo?

Qualquer que seja o tamanho da empresa, é importante envolver toda a liderança na estratégia para que ela possa permear a companhia. E aqui também entram perguntas, como “Do que os gerentes seniores têm medo?”, “Qual é o processo informal de tomada de decisões?” e “Quem são os influenciadores estratégicos?”.

Um insight importante: as ideias estratégicas precisam ser claras para serem compreendidas, mas flexíveis o suficiente para que as pessoas possam contribuir com elas. Ele sugere o uso de storytelling para envolver as pessoas.

2. Pensando como um estrategista

Veja as possibilidades que podem ser moldadas, observe o que está acontecendo ao seu redor e considere as tendências históricas. É preciso procurar padrões e projetar ações criativas para moldar o futuro. "Reagir é tão importante quanto planejar". 

Diante de um mundo incerto, Max Mckeown aconselha que as lideranças das empresas assumam certos riscos ao tomar decisões. Ele usa exemplos da Netflix, Intel e Microsoft sobre a importância de estar atento a novos mercados. "O objetivo de uma empresa é assumir riscos e se beneficiar dos retornos mais altos decorrentes da assunção desses riscos". 

3. Criando sua estratégia

Criar uma estratégia é ver o quadro geral, ou seja, enxergar além das ações imediatas e encontrar vantagens. "A estratégia que você cria nunca está completa – é encontrar um conjunto de respostas para perguntas básicas e poderosas sobre estratégia".

Olhar para frente é importante para avaliar quando é melhor mudar, mas sem esquecer de onde vieram os sucessos do passado. Levando em conta as tendências de crescimento mais rápido no mundo, é importante criar um modelo em que essas visões para frente, para trás e externas são simplificadas e recebem novas informações que vão surgindo à medida que o negócio avança.

Há dicas simples para ajudar no posicionamento, como determinar se você é de baixo custo e baixa qualidade ou de alto custo e alta qualidade. Para isso, pode-se usar o a abordagem de Michael Porter para posicionamento: liderança em custo, diferenciação e foco. Sobre a tomada de decisões centralizada e descentralizada, ele afirma: "Você quer saber mais sobre seu ambiente do que simplesmente seus níveis de competitividade e incerteza. Você quer saber como seu ambiente de mercado funciona, sua forma, ritmo e peculiaridades particulares". 

4. Vencendo com estratégia

Este capítulo traz perguntas e análises interessantes que as lideranças podem fazer dentro de seu grupo estratégico e como se diferenciar. E orientações sobre a identificação de novos espaços estratégicos para os quais você poderia se mover. 

Mckeown dá vários exemplos de abordagens estratégicas, como manobrar os concorrentes (IBM e Smart Cities), criar novos mercados (Zipcar), ser o primeiro a entrar no mercado, testar mercados, crescimento mais rápido para economias de escala, antecipar novos concorrentes, confundir os concorrentes, proteção da propriedade intelectual, inovação (Levi’s e marca Curve D), marcas em diferentes faixas de preço (VW com SKODA e Lamborghini).

Um desafio que o autor lança é "Sua organização tem conflitos construtivos suficientes?". Para ele, ter pontos de vista diferentes é fundamental para progredir e os líderes precisam alternar entre autonomia e controle em momentos diferentes.

5. Fazendo sua estratégia funcionar

Aqui se fala sobre a gestão do processo estratégico, que começa com o processo circular adotado pela GE: clientes, inovação, tecnologia, comercial, globalização e líder. O autor cita o desafio de encontrar tempo para a estratégia, mas que é preciso acelerar o processo estratégico e co-criar um modelo estratégico. 

O livro aponta que as estratégias podem se tornar ultrapassadas ou podem ser bem-sucedidas e levar as pessoas a achar que a vida está ganha. A falta de clareza, comprometimento, criatividade, habilidades e disciplina são outros motivos para o fracasso.

"A maioria das estratégias envolve mudanças. As pessoas terão de mudar algo que estão fazendo para que a estratégia ganhe vida. Você precisa ser capaz de traduzir sua estratégia em ações, tarefas e projetos".

Por isso, Max Mckeown defende a revisão regular do que a empresa assume como certo e o erro da "obediência estrita a um plano de ação detalhado". De novo, portanto, é preciso contar com o envolvimento de todas as pessoas no desenvolvimento da estratégia, tanto para obter feedback quanto para ser avisado com antecedência sobre os possíveis problemas de implementação. O que pode dar errado? Como poderíamos reagir? Como podemos nos preparar? 

6. Kit de ferramentas

No final do livro, Mckeown lista os principais modelos e frameworks de estratégia com uma breve descrição e como usar. Entre essas ferramentas estão Análise SWOT, As 5 Forças da Concorrência de Porter, Framework 7-S da McKinsey, Estratégia Oceano Azul, 8 Fases de Mudança de Kotter, Balanced Scorecard, entre outras.

O G4 Educação oferece os seguintes materiais para baixar e desenvolver na sua empresa:

The Strategy Book: principais ideias do livro | Blog G4
Matérias relacionadas
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Algum termo te deixou com dúvidas?
Saiba o que significa no nosso glossário do empresário.
Acessar agora