O termo triple-A ou AAA é amplamente conhecido no ambiente corporativo como uma denominação de excelência, especialmente na indústria dos jogos, fazendo menção a games que possuem um grande orçamento e que, devido a isso, espera-se que sejam de alta qualidade.
Entretanto, esse é um conceito que também pode ser aplicado para identificar os melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho.
Esses colaboradores, também conhecidos como top-tier talent, são altamente valorizados pelas áreas de gestão de pessoas e possuem habilidades e competências que os tornam únicos, provocando um enorme impacto no ambiente em que estão inseridos.
De acordo com um levantamento realizado pela McKinsey, esse talento acima da média pode ser até oito vezes mais produtivo do que um indivíduo mediano.
De fato, em um mercado cada vez mais competitivo, poder contar com colaboradores fora da curva em sua equipe pode ser a diferença entre o sucesso e a inovação ou a inconstância e o fiasco. Mas o que exatamente é um profissional triple-A? E como é possível encontrá-los e recrutá-los para o seu time?
Em sua essência, um profissional Top-Tier Talent é aquele que possui uma combinação de skills única em seu campo de atuação, considerando-se experiência, habilidades técnicas, conhecimento e habilidades de liderança. Além disso, eles são inovadores, criativos e estão sempre procurando maneiras de melhorar e inovar.
Segundo um estudo realizado pela iQuanti, empresa de marketing digital, o capital humano de alto desempenho apresenta oito características em comum:
Sem dúvidas, esse não é um rol taxativo de características e nem um checklist a ser observado no processo de contratação. Afinal, não existe um modelo único para identificar os melhores talentos.
Matt Burney, Senior Manager Employer Insights na Indeed, simplifica essa lista para considerar apenas 5 pontos fundamentais no reconhecimento de um candidato de primeira linha:
Seja como for, saliente-se que certas funções e companhias terão seus próprios critérios extras que também precisam ser avaliados.
No entanto, esses elementos apresentam um padrão a ser considerado e trazem parâmetros valiosos para contribuir nesta jornada de descoberta.
Encontrar e contratar um Top-Ter Talent não é uma tarefa fácil. Além de oferecer salários e benefícios competitivos, é importante que a empresa ofereça um ambiente de trabalho estimulante e desafiador.
Além disso, é fundamental que acultura da companhia seja compatível com as crenças e valores do profissional, para garantir sua satisfação e sucesso na equipe.
Desde a estratégia do seu discurso de captação no processo de entrevistas até ao efetivo employee experience, há muito envolvido na aquisição de talentos de alta performance.
Isso porque esse tipo de colaborador, por ser extremamente cobiçado, pode escolher onde quer trabalhar e geralmente já estão empregados.
Para atraí-los, você precisa vender sua empresa e adotar uma linguagem personalizada para atender cada perspectiva específica.
Procedimentos de recrutamento cansativos, branding pouco elaborado e comunicações impessoais farão que esse seleto grupo de indivíduos procure outros ares - provavelmente o de seus concorrentes.
Felizmente, não é necessário ser uma marca reconhecida como Ambev ou Nike para inspirar esse poderoso ativo da maneira certa. Incentive elementos-chave como:
Vejamos, então, como conquistar esse colaborador ideal e transformá-lo em um verdadeiro embaixador da missão do seu negócio.
Recrutamento e inovação são dois componentes críticos do sucesso de uma empresa. Uma empresa que investe em ambos pode esperar atrair os melhores talentos e manter uma vantagem competitiva no mercado.
O Google é conhecido por sua cultura inovadora e comodidades de ponta, o que o torna um dos empregadores mais procurados do mundo. Os escritórios da empresa são projetados para promover a criatividade e a colaboração, e seu foco na autonomia dá aos funcionários a liberdade de buscar novas ideias. Além disso, a remuneração acima da média e as opções de ações do Google o tornam um lugar atraente para trabalhar, permitindo atrair talentos de primeira linha.
(Na imagem: escritório do Google em Boston, Massachusetts)
(Créditos: Halkin Mason Photography)
A combinação desses fatores cria uma espiral autossustentável de sucesso. À medida que novas contratações trazem novas ideias e criam novos fluxos de receita, o Google pode oferecer pacotes de recrutamento ainda mais atraentes, atraindo ainda mais pessoas talentosas. Desta forma, a empresa é capaz de manter sua vantagem inovadora e continuar a crescer.
Embora nem todas as empresas tenham recursos para igualar a remuneração e os benefícios do Google, ainda há coisas que podem ser feitas para promover a inovação e atrair os melhores talentos. Por exemplo, as empresas podem se concentrar na criação de um ambiente de trabalho favorável que incentive a criatividade e a colaboração. Eles também podem oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento, como programas de treinamento e workshops de desenvolvimento profissional. Além disso, as empresas podem promover um horário de trabalho flexível e incentivar os funcionários a perseguir suas paixões e interesses.
Como companhia, é importante ter uma visão clara dos seus objetivos e um conjunto de valores que orientem tudo aquilo que se faz. Essas diretrizes não são apenas cruciais para definir quem você é como organização, mas também desempenham um papel significativo na atração de talentos AAA para sua empresa.
Uma visão bem definida irá inspirar e motivar seus colaboradores, ao passo que os valores irão moldar a sua identidade, fornecendo uma bússola moral para a tomada de decisões.
Ao comunicar esses itens de maneira assertiva, será possível atrair pessoas que estão alinhadas e compartilham das mesmas crenças que você.
Primeiro, é importante entender que talentos Triple-a atraem outros talentos Triple-a. Como gestor, você precisa estar ciente disso em relação a cada um de seus funcionários e de cada nova contratação que fizer.
Se você se comprometer, contentar ou conformar com alguém que é simplesmente "razoável", logo terá uma equipe de funcionários com valores, personalidades e éticas de trabalho muito abaixo do padrão esperado e incapazes de impulsionar uma mentalidade de growth hacking em seu negócio.
Não tenha medo de sair ativamente e buscar o talento que deseja. A maioria, senão todos os grandes funcionários já estão trabalhando, portanto, é necessário atitude para conquistá-los. Vale salientar que esta é uma prática comum no mundo dos negócios e não é considerada imoral se feita de maneira ética.
Em tempos de layoffs e demissões em massa, também é bom ficar de olho nas dispensas que estão ocorrendo nas empresas que você admira e aproveitar a oportunidade para absorver seus talentos AAA.
A pesquisa “O que os trabalhadores desejam“ da New Possible, por exemplo, descobriu o que é mais importante para que eles decidam se aceitariam um novo emprego ou não, com destaque para a necessidade de uma cultura saudável e de uma liderança eficaz (sair do emprego) e uma equipe coesa e flexibilidade (permanecer).
De fato, esses atributos de trabalho provavelmente definirão a guerra por talentos nos próximos anos, juntamente com outras necessidades perenes, como remuneração e benefícios.
Infelizmente, muitas empresas ainda não possuem um processo de gestão de talentos eficiente e só buscam novos funcionários quando realmente precisam – isso é extremamente perigoso e contraproducente.
Um pipeline de talentos permite estruturar um processo de identificação, atração e seleção dos melhores profissionais, garantindo que se tenha sempre um reserva de potenciais candidatos qualificados.
Além disso, essa abordagem permite que se tenha uma visão mais ampla de como sua equipe está evoluindo e planeje seus próximos passos de acordo.