Como preparar minha empresa para 2024? Essa pergunta levou milhares de empresários e gestores brasileiros ao G4 Valley, o maior evento de educação corporativa do G4 Educação. Para eles, Paulo Guedes, ministro da Economia (2019-2022) e cofundador do BTG Pactual, tinha várias respostas, que passavam pela capacidade de transformação e de enxergar oportunidades.
Em uma das palestras mais aguardadas do evento, Paulo Guedes apresentou a sua perspectiva sobre as oportunidades e desafios previstos para o próximo ano.
De acordo com Guedes, o Brasil possui uma oportunidade extraordinária de transformação, pautado especialmente na sua capacidade de produção de energia renovável e barata. “O Brasil tem [energia] eólica, solar, hidráulica. Nós podemos fazer a reindustrialização do mundo em bases acessíveis.”
O sócio-fundador do BTG também enxerga com otimismo o futuro da exportação de commodities como hidrogênio verde, amônia verde e fertilizante nitrogenado.
Durante a palestra, Paulo Guedes disse que a pandemia foi responsável por acelerar o fim da expansão da economia global que ocorreu durante quase 30 anos ininterruptos. E diante de uma reconfiguração da cadeia de produção e parcerias políticas, o Brasil ganha protagonismo.
Segundo ele, o crescimento da busca por Nearshors, Friend-Shore e Greenshore, novos modelos de parceria público-privadas, criarão grandes oportunidades para empresas brasileiras capazes de se adaptar rapidamente.
“Às vezes, os negócios sofrem e quebram, mas o empreendedor não desanima. Ele começa de novo, vai para a batalha outra vez. E essa capacidade que os brasileiros tiveram é uma demonstração de um enorme potencial para o futuro.”
Após a palestra, o presidente do G4 Educação Tallis Gomes convidou ao palco Florian Bartunek, fundador da Constellation Asset Management, um dos fundos de investimento de maior prestígio no país, para debater, ao lado de Paulo Guedes, como os empresários brasileiros podem potencializar suas oportunidades de negócios neste contexto.
Para Florian, o momento de incertezas, tanto no mercado global quanto no país, oferece uma oportunidade incrível de começar na frente e desenvolver uma vantagem competitiva. Bartunek ainda complementou, afirmando: “Bons negócios começam nesses momentos”.
Para Paulo Guedes, o ano será marcado por grandes variações entre diferentes mercados. Na mineração, por exemplo, as perspectivas são bem otimistas. O economista, no entanto, relembrou o público de que é impossível planejar com precisão toda a complexidade do mercado e afirmou que o “imprevisível” continuará sendo um elemento importante na tomada de decisões.
Diante das incertezas, Florian Bartunek aconselha os empreendedores a ouvir mais os seus clientes, e menos os jornalistas. A atitude construtiva tem um papel fundamental na prosperidade de um negócio. Mas adverte: tem que ter um diferencial competitivo. Além de ser aficionado pelo seu negócio e ter clareza da sua missão, é preciso ter um modelo de negócio sustentável e lucrativo.
Questionado por Tallis Gomes sobre as características que um negócio precisa ter para prosperar, Bartunek lista três pontos essenciais:
Paulo Guedes vai além, afirmando que a resposta está no conhecimento. Para ele, a educação aumenta a produtividade do capital humano, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias, aumentando a capacidade de investimento e expandindo ainda mais o campo de conhecimento humano. E isso enriquece a população.
O cofundador do Ibmec finalizou a palestra de forma otimista:
“O Brasil tem jeito. Dá para consertar relativamente rápido. O país é muito rico, tem muita gente boa querendo trabalhar, mostrou resiliência, aguentou a pressão, saiu do fundo do poço e voltou”.
Nos dias 09 e 10 de dezembro, o G4 Educação reuniu mais de 4 mil empresários de todo o país no G4 Valley, um evento presencial no SP Expo, em São Paulo.
Alguns dos nomes mais influentes do Brasil, como Fabrício Bloisi (CEO do iFood), Sofia Esteves (fundadora e presidente da CIA de Talentos) e João Adibe (CEO da Cimed) e Paulo Guedes (Ministro da Economia & BTG Pactual) foram convidados para debater sobre os assuntos mais importantes para os empreendedores brasileiros em 2024.