As cartas que Jeff Bezos, CEO da Amazon, escreve anualmente para seus investidores e acionistas, nas quais ele define as diretrizes da empresa e compartilha lições valiosas, são verdadeiras aulas sobre gestão, os clientes, inovação e a construção de produtos.
Desde sua fundação, em 1994, a Amazon coloca seus clientes no centro das estratégias. Isso, porque é mais assertivo utilizar seu tempo entendendo o que seus clientes querem, através de seu feedback, ao invés de tentar pressupor a vontade do consumidor.
Para uma empresa ser realmente centrada no cliente, ela precisa ser inovadora. A Amazon vê os clientes como “sempre insatisfeitos, mesmo quando não sabem, mesmo quando se sentem felizes, na verdade querem um caminho melhor e simplesmente ainda não sabem o que deve ser”. Construa um negócio que lança continuamente novas ideias que valorizam seus clientes.
Não há uma maneira única de fazer isso, é uma combinação de muitas coisas, mas certamente, entregas em alto padrão são grande parte disso. Crie sempre um alto padrão para tudo em sua empresa, começando por seu time. Construa um time AAA, com uma cultura obcecada no cliente.
Decisões lentas matam a inovação. Empresas complacentes morrem, principalmente as empresas grandes, pois quanto maior, normalmente, há mais burocracia. Para inovarem, crescerem e permanecerem vivas, essas empresas devem adotar uma cultura de tomada de decisões rápida.
Quer aprender mais técnicas e insights de Gestão utilizados pela Amazon e outras empresas? Inscreva-se no G4 Imersão e Mentoria!