Growth Hacking trata-se de avaliar um negócio de ponta a ponta e analisar de formar contínua quais ações podem ser realizadas para alavancar o crescimento da empresa. Para esta análise, algumas ferramentas poderão ajudar na jornada. É o que iremos abordar a seguir.
Afinal, por ser uma metodologia orientada por testes e experimentos rápidos, é fundamental contar com o apoio da tecnologia para tangibilizar todo o processo.
Confira as 26 Growth Hacking Tools separadas pelo time do G4 Educação.
Em nosso artigo sobre o que é Growth Hacking, essas ferramentas podem ajudar no planejamento tático do seu negócio.
O ActiveCampaign é uma plataforma de automação para e-commerces, empresas digitais e empresas B2B. Ele auxilia no direcionamento das estratégias, na nutrição de bases, na conversão de negócios e no suporte ao cliente, aliando recursos de várias ferramentas em apenas uma.
A Ahrefs consiste em um conjunto de ferramentas de Growth Hacking voltadas para SEO, as técnicas que visam melhorar o tráfego orgânico de um site. Com ela, é possível otimizar o site, analisar os concorrentes, estudar o que os clientes procuram e rastrear todo o progresso, entre outras funcionalidades.
O BuzzSumo é uma plataforma baseada na nuvem que ajuda a descobrir as melhores oportunidades de engajamento, conteúdo e outreach nas mídias sociais e mecanismos de busca. Assim, fica mais fácil descobrir palavras-chave, histórias em alta, dúvidas dos clientes e outros conteúdos de sucesso.
A calculadora de teste A/B da Resultados Digitais permite calcular quantas visitas são necessárias para realizar um teste A/B, bem como calcular os resultados de testes já executados, de modo a saber qual é a melhor diretriz para cada estratégia.
O Cyfe é uma ferramenta que permite criar dashboards de várias outras ferramentas e plataformas, de mídias sociais a CRMs, plataformas de e-mail marketing, análises de dados e muito mais. Assim, dados nem sempre tão intuitivos são transformados em gráficos simples de acompanhar e monitorar.
O Excel e o Planilhas Google são dois produtos que oferecem basicamente as mesmas funcionalidades: criação e edição de planilhas, atividade que praticamente todos se depararão em algum momento. Fica o destaque para a edição compartilhada de documentos em tempo real, ótima para produtividade e eficiência.
O GetProspect é uma ferramenta de Growth Hacking que permite pesquisar, dentro de uma base de dados do LinkedIn, endereços de e-mail e perfis de acordo com seus filtros, o que é ótimo para encontrar prospects. Além disso, os contatos ainda podem ser organizados em um CRM.
O Google Analytics é uma plataforma completa de gestão de tráfego digital, seja para sites ou apps. Com ele, é possível entender o comportamento dos usuários e, assim, avaliar melhor o desempenho de estratégias de marketing, conteúdo, produtos e muito mais, com insights riquíssimos e assertivos.
Na plataforma do Google Ads, um dos recursos é o “insights sobre público-alvo”, criado para mostrar informações valiosas sobre quem está na sua lista de remarketing. Com isso, torna-se possível ter informações demográficas, bem como sobre os locais, dispositivos e interesses que compõem as listas de remarketing.
O Google Data Studio permite criar painéis interativos e relatórios que permitem tomadas de decisão mais inteligentes. Os dados podem ser agrupados em um único lugar, o que facilita a exploração e permite até contar histórias com eles, tudo de uma forma mais simples e prática.
Também dentro do Google Ads existe o Google Keyword Planner, um planejador de palavras-chave. Com ele, é possível conhecer o fluxo de pesquisas de diferentes termos, bem como sugestões para a criação de anúncios mais assertivos, embora os insights também possam ser usados em estratégias de Marketing de Conteúdo.
O Google Optimize permite fazer testes no conteúdo de seu site para saber o que funciona melhor para os visitantes, como testes A/B, multivariável e de redirecionamento. Ele é integrado nativamente com o Analytics, o que resulta em insights assertivos para a tomada de decisões de maneira rápida e prática.
O Google Trends permite acompanhar os interesses de busca de pessoas ao redor de todo o mundo. Assim, fica mais fácil saber o que está em alta, o que pode ser aplicado em sua estratégia de Growth Hacking para entregar o melhor produto ou serviço possível aos leads, prospects e clientes.
O HubSpot tem softwares de Marketing, Vendas, Serviço, CMS e Operações, repleto de ferramentas que permitem uma gestão quase completa do seu negócio, da geração de leads aos feedbacks dos clientes e à gestão de conteúdo.
O Keap, antigamente chamado de Infusionsoft, é uma plataforma de CRM, vendas e marketing criada para proporcionar uma economia significativa de tempo. Assim, é possível coletar mais leads, converter mais clientes e criar mais fãs da marca com praticidade e eficiência.
O ManyChat é uma plataforma que transforma conversas em conversões, como a própria empresa indica. Com ele, é possível automatizar conversas interativas por DM no Instagram, no Facebook Messenger e até por SMS, além da criação de chatbots personalizados.
O Moz é um software de SEO e análise de dados que permite aumentar o tráfego, os rankings e a visibilidade nos resultados de pesquisa do Google e demais buscadores. Há soluções para SEO em geral, SEO local e acompanhamento das páginas de resultados para as palavras-chave escolhidas, entre outros recursos.
O Pipedrive é um CRM empresarial que automatiza follow ups, rastreia comunicações e traz uma interface intuitiva e de fácil visualização, com painéis que otimizam os processos de vendas, tendo a abordagem do funil de vendas como sua marca registrada para vender mais com menos trabalho manual.
O Power BI é uma plataforma que transforma dados em modelos visuais e relatórios de fácil personalização de acordo com os indicadores de desempenho mais importantes para cada negócio. Com o auxílio de inteligência artificial, torna-se possível tomar decisões mais inteligentes e assertivas para a empresa.
O ProjectCanvas é um software de gestão de projetos ideal para quem não quer contar com soluções engessadas e rígidas. Intuitivo, ele permite controlar as atividades da equipe e da empresa, além de disponibilizar dashboards para analisar e visualizar os projetos com suas principais métricas.
A Semrush é uma das melhores ferramentas de marketing digital do mercado. Ela tem recursos voltados a SEO, Marketing de Conteúdo, pesquisa de concorrentes, PPC e marketing em redes sociais, tudo em uma única plataforma, intuitiva e riquíssima em dados de mercado.
A Similarweb é outra ótima ferramenta de marketing digital. Ela oferece benchmarking, tem soluções para e-commerce, vendas, pesquisas de mercado e até para investimentos, o que ajuda a tomar decisões bem fundamentadas e embasadas.
O tawk.to é uma plataforma de monitoramento de chats em sites, mas que vai além disso, já que permite responder a tickets de suporte, criar um centro de ajuda para que os clientes possam sanar suas necessidades sem precisar de um atendente e até mesmo monitorar a atividade dos clientes em tempo real dentro das páginas.
O Ubersuggest é outra ferramenta focada em SEO. Com ela, é possível verificar e acompanhar o fluxo de pesquisa das principais palavras-chave para o seu negócio, além de ter ideias de conteúdo e informações sobre backlinks para conseguir atingir os sites certos.
A Unbounce é uma plataforma para a criação de landing pages, que são páginas de destino, ou seja, aquelas que os usuários acessam quando são impactados por algum anúncio, por exemplo. Ela conta com recursos de inteligência artificial para otimizar ainda mais a taxa de conversão.
Por último, mas não menos importante, a Zapier é uma plataforma de integração de apps para automação de fluxos de trabalho. Com ela, é possível integrar mais de 3 mil softwares e aplicativos, o que otimiza significativamente a produtividade e a eficiência, eliminando ou reduzindo muito as intervenções manuais.
Com essa lista de Growth Hacking Tools, seus testes e experimentos poderão ser feitos com agilidade, e facilitar a análise de resultados, o que tende a aumentar a eficiência e eficácia da operação.
Depois de aprender quais são as melhores ferramentas de Growth Hacking, se você quer alavancar ainda mais as vendas do seu negócio, conheça o curso online de Growth do G4 Educação e saiba como encontrar e explorar novos canais de crescimento com os melhores profissionais no assunto.