Por que contratar uma empresa de Executive Search? Essa é uma questão que as empresas encaram em momentos de mudança no cenário econômico e empresarial. Mas cuja resposta inclui um trabalho de mapeamento minucioso, customizado e com foco cirúrgico na necessidade do cliente.
Esse modelo de recrutamento especializado atrai apenas talentos altamente qualificados para os cargos de liderança sênior de uma empresa. Estamos falando de preencher as funções estrategicamente mais importantes, como CFO, COO, CIO e CEO.
O que uma empresa de Executive Search faz vai muito além de filtrar banco de dados, fazer buscas em LinkedIn ou conduzir etapas de processos de contratação. É preciso mergulhar no entendimento das necessidades do cliente e no seu contexto específico dentro do mercado, aprofundar nos objetivos da posição, nas pessoas cotadas e na cultura da empresa, para que esteja alinhada ao “fit” do executivo escolhido.
“A jornada envolve peculiaridades que não são passíveis de uma avaliação feita por robôs. Um profissional C-level pode ser perfeito para tal posição em uma empresa e não ter nada a ver para o mesmo cargo em outra”, explica Ademar Couto, CEO Odgers Berndtson. A empresa fechou uma parceria com o G4 Educação para trazer seu expertise para os empresários brasileiros.
Segundo Ademar Couto, uma Executive Search de ponta se apoia em critérios que ainda estão além do mundo high tech e da Inteligência Artificial, que são ferramentas que a Odgers Berndtson também utiliza em suas demandas por C-levels. A empresa oferece consultoria sob medida para quem precisa contratar o profissional certo para uma posição estratégica da empresa.
De acordo com o estudo global da consultoria, Leadership Confidence Index 2022, 79% dos executivos ouvidos acreditam que o nível de disrupção aumentará ou se manterá no mesmo ritmo este ano. De todos os cargos de nível C-level, a função de CEO foi percebida por 85% como a mais importante para gerenciar a disrupção de forma bem-sucedida.
Essa busca ativa por profissionais de alto nível continua aquecida, mesmo em um cenário de instabilidade econômica. É possível explicar essa característica do mercado de Executive Search de forma bem simples: se a economia vai mal, as empresas precisam acertar, mais do que nunca, na contratação das pessoas para reerguer os negócios.
Para Ademar Couto, uma empresa de Hunting pode estar com os negócios extremamente
aquecidos mesmo em um momento de economia instável. “O nosso mercado estar forte não significa, obrigatoriamente, que a economia em geral está no seu melhor momento”, explica o CEO da Odgers Berndtson.
“Aliás, a nossa função é justamente auxiliar as empresas a preencher posições corretas de modo que isto seja rentável na ponta final, para que elas possam escolher profissionais que farão a roda girar, aumentarão a produtividade e rendimento da equipe, ou seja, o lucro”, completa.
Ademar Couto é CEO e fundador da Odgers Berndtson Brasil, e há 20 anos atua na busca de executivos em cargos de C-level e Senior Middle Management, para os principais Bancos de Investimento e para os principais Fundos de Private Equity no país.