Portal G4
>
Todas as matérias
>
Experiência do Cliente: Evite perder 76% dos clientes

Experiência do Cliente: Evite perder 76% dos clientes

Por:
G4 Educação
Publicado em:
30/1/2023

Como perder 76% dos seus clientes

não investindo em experiência do cliente

Pesquisa realizada pela Microsoft (State of Global Customer Service Report) mostrou que 76% dos brasileiros param de comprar em empresas que deixaram a desejar na experiência do cliente. Isso representa 15 pontos percentuais a mais que a média global, que é 61%. 

O dado se torna ainda mais representativo quando aponta que 85% dos brasileiros considera uma boa experiência de atendimento como primordial para fidelizar lealdade à determinada marca, ou não.

CX Experience do cliente
Fonte: pesquisa 2018 Customer Service | Microsoft Dynamics 365

Ou seja, não investir na Experiência do Cliente significa vender menos

Foram 5.000 pessoas entrevistadas no Brasil, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Reino Unido sendo que 95% indicaram que Customer Experience é essencial para que sejam clientes leais à uma marca. 

E os dados não param por aí, só nos últimos 12 meses, 67% dos brasileiros deixaram de comprar em empresas que não se preocuparam em proporcionar uma boa experiência e, de alguma forma, deixaram a desejar no atendimento. 

70% se encantam por marcas proativas e entram em contato

Métricas como o NPS não devem ser aplicadas somente para medir o índice de satisfação e insatisfação do cliente com seu produto. 

Os dados também são primordiais para gerarem insights que proporcionarão melhorias constantes na gestão, atendimento e na jornada do cliente dentro da empresa. 

A grande sacada da cultura Customer Centric é entender que cada ponto de contato com o cliente é uma oportunidade de encantamento, de promover lealdade e fidelização. Inclusive, nos momentos em o consumidor procura o suporte, por exemplo.

Para comprovar o que estamos falando, essa mesma pesquisa da Microsoft mostra que 70% dos clientes - a nível global- gostam de receber atenção das empresas. 

Clique aqui para conferir  algumas dicas de leitura para quem quer começar a investir em Customer Experience.

No Brasil esse número cresce para 89%

Isso mesmo. No Brasil, 89% dos consumidores gostam de abordagens criativas, pró-ativas, ágeis nas resoluções e, claro, encantadoras. 

Essa percepção de que os clientes estão buscando mais que simplesmente “fechar um negócio” tem impactado e transformado scripts de vendas e atendimento no mundo todo. E isso também pode ser representadas por dados: 

A nível global, 66% dos clientes consideram que a experiência do cliente tem melhorado de forma geral. No Brasil, o número sobe para 78% e nos Estados Unidos, 58%.

Experiência do cliente
Fonte: pesquisa 2018 Customer Service | Microsoft Dynamics 365

Experiência e satisfação do cliente?

A pesquisa também apontou números relacionados às frustrações dos consumidores, se tratando de experiência do cliente. 

18% dos brasileiros consideram que não resolver os problemas de forma otimizada e digital é a maior dificuldade enfrentada. Para essa mesma dor, 7% nos Estados Unidos e 19% no Japão. 

Em segundo lugar na lista do que mais irrita um cliente durante a jornada de compra é a dificuldade em conseguir falar com um atendente: 24% nos EUA, 12% no Brasil e, de forma global, 20% dos consumidores se incomodam com isso. 

Ocupando o terceiro e o quarto lugar, respectivamente, vem a incapacidade da empresa em resolver um problema e o fato de ter que repetir a dúvida várias vezes para que seja esclarecida. 

No Brasil, essas duas dores incomodam 34% e 35% - respectivamente- dos clientes. 

E sua empresa? Como vai perder mais clientes em 2020?

Os números mostram claramente que estruturar um time focado em Customer Experience não é mais um diferencial e sim, necessidade. Mais que isso: indicam que quem não fizer este tipo de investimento vai ficar para trás e perder vendas.

Como você vai perder clientes em 2020? Deixando de dar atenção para a estruturação do seu time, ou não utilizando estratégias de encantamento?

Bom, esperamos que você não perca mais nenhum bom negócio por não pensar em CX. 

Pensando nisso, desenhamos uma Imersão e Mentoria - Customer Experience, com Dennis Wang (Nubank), Caio Poli (99), Tomás Duarte (Tracksale - atual Track.Co) e Arthur Blaj (Livo e Além). 

Ou seja, os maiores especialistas em experiência do cliente, métricas, branding e tudo que você precisa saber para montar uma operação focada no consumidor. 

Clique aqui para saber mais. 

Matérias relacionadas
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.