Bons empreendedores estão sempre avaliando oportunidades de crescimento das empresas, o que pode ocorrer por meio de projetos de expansão, ingresso em novos mercados e também por M&A (Mergers & Acquisitions).
As estratégias de M&A estão mais próximas do que alguns gestores pensam e não se limitam a grandes corporações em transações milionárias.
O que significa M&A?
M&A – Merger and Acquisition traduzido para o português, a sigla significa “fusões e aquisições” e pode ser um ótimo caminho de crescimento, não somente para grandes negócios, mas para os que estão começando também.
M&A são as transações que unem as empresas, basicamente. A fusão nada mais é do que a junção de duas empresas que, a partir de então, se tornam um novo negócio.
Leia mais em: O que você precisa saber sobre Fusão de Empresas – Mergers and acquisitions (M&A)
A sigla M&A ou, F&A em português, indica duas opções de operações societárias, a fusão, que é quando duas empresas se unem e formam uma nova companhia, e a aquisição, que é quando uma organização compra outra e a incorpora em suas operações.
Um exemplo de fusão foi dos bancos Itaú e Unibanco, em 2008, resultando no Itaú Unibanco, uma das maiores transações do tipo no país.
Já um exemplo de aquisição foi a compra, em 2020, da Avon pela Natura¹, que resultou na consolidação do grupo como o quarto maior do mundo no setor de cosméticos.
Apesar desses exemplos, a área de Mergers & Acquisitions também é movimentada por pequenas e médias empresas em operações menores, mas importantes.
As fusões e aquisições podem ter diferentes objetivos, mas existem diversos ganhos esperados pelos empresários, como:
Portanto, são diferentes motivos que levam as empresas a unir esforços para consolidação de uma nova companhia ou mesmo na aquisição de um empreendimento por outro.
Existem diferentes tipos de fusões e aquisições de acordo com o segmento e posicionamento das empresas. Entre eles estão:
Assim, o tipo de enquadramento da operação de Mergers & Acquisitions depende da área de atuação de cada companhia e, consequentemente, também é determinada pelos objetivos das empresas com a transação.
Cada operação de M&A é única, uma vez que tanto a fusão de duas companhias para emergência de uma nova empresa como a aquisição de uma pela outra sempre depende de fatores únicos de cada empreendimento.
Abaixo temos as principais etapas legais e operacionais a serem cumpridas para garantir uma operação bem sucedida de M&A, são elas:
Aprenda o processo completo para sua empresa captar investimentos, realizar aquisições ou ser vendida para outros negócios.
As negociações de M&A podem durar entre alguns meses até anos, de acordo com a complexidade da operação, mas consiste em um campo a ser explorado por empreendedores que almejam crescimento e solidez de mercado.
Referências:
¹https://exame.com/negocios/formacao-de-gigantes-12-fusoes-e-aquisicoes-de-2019/