Um dos livros que mais recomendo para quem quer começar a aplicar técnicas e ferramentas de Growth é, sem dúvidas, o livro "Tração". Por isso, trouxe hoje para você 5 insights valiosos que eu tirei desse livro , os quais você pode aplicar para crescer a sua empresa, confira!
Um dos erros mais comuns entre os empreendedores é cair no conto do “Se eu construir um bom produto, os clientes virão naturalmente".
A verdade é que muitas vezes, um produto mediano com uma distribuição excelente, cria um negócio melhor do que um produto excelente, com uma distribuição mal feita.
Por isso, é importante pensar e testar canais de tração o quanto antes no seu negócio. Entenda desde o começo com quais canais o seu produto possui maior Fit, e como você pode desenvolver mecanismos que facilitem a tração nesses canais.
Leia mais: O que é Análise de Coorte, como usar e aplicar no seu negócio
Com o avanço das redes sociais e do marketing digital virou moda falar que "A velha mídia morreu".
Empreendedores e negócios insistem em ignorar a TV, rádio, jornais e revistas, porém, ao fazer isso, você pode estar jogando fora uma oportunidade de ouro.]A chamada mídia tradicional ainda possui um alcance gigantesco, e por isso, deve fazer parte da lista de canais a serem analisados para encontrar o melhor canal de tração para o seu negócio.
A chamada mídia tradicional ainda possui um alcance gigantesco, e por isso, deve fazer parte da lista de canais a serem analisados para encontrar o melhor canal de tração para o seu negócio.
É comum que a maior parte dos seus resultados sejam gerados por 1 ou 2 grandes canais. Seja por Fit natural, questões pontuais, ou simplesmente pelo fato de que você domina melhor esses canais.
Porém, isso não quer dizer que você deve abandonar o resto. O ideal é que você concentre a maior parte dos seus esforços nos canais que geram mais resultados, porém, continue explorando e otimizando canais alternativos.
Assim, além de potencialmente encontrar novas oportunidades, caso algo atrapalhe os canais que funcionam bem hoje, você terá um "Plano B".
Dificilmente o esforço para aparecer na TV vai fazer sentido para conseguir os seus primeiros 10 clientes. Porém, para ir de 9 para 12 milhões, pode fazer sentido.
Por isso é importante que você entenda que o "melhor canal" para o seu negócio, pode mudar a qualquer momento. Seja por mudanças no seu negócio (crescimento, custos, proposta de valor, etc), ou nos canais em si (mudanças de algoritmo, novas plataformas, etc).
Seu papel, como empreendedor ou responsável pelo crescimento do negócio, é estar atento e constantemente atuante, para garantir que seus esforços estejam direcionados para o melhor canal naquele momento.
Leia mais: Conheça os canais de tração que podem ajudar a alavancar seu negócio
Por fim, o último insight que gostaria de compartilhar sobre o livro, é o efeito de alavancagem de canais.
Que nada mais é do que a construção de uma estratégia onde você utiliza canais que não são "tão bons" no seu negócio, para amplificar os canais onde você tem mais resultado. Alguns exemplos são:
Em todos esses casos você está utilizando um canal A (normalmente não tão bom para o seu negócio de forma "natural"), para ajudar um canal B (onde você normalmente possui muito resultado.)