Tallis Regence Coelho Gomes
Brasileiro
23 de março de 1987
Carangola, MG, Brasil
Sócio-fundador do G4 Educação
G4 Educação
-
Tallis Gomes é fundador, mentor, sócio e ex-CEO do G4 Educação, startup de educação de negócios; fundador e ex-CEO da Singu, maior marketplace de saúde e bem-estar do Brasil; e fundador e ex-CEO da Easy Taxi, aplicativo de ride sharing.
Considerado um especialista em gestão, Tallis autodenomina-se um hustler, aquele empreendedor que coloca a “mão na massa” e faz acontecer. Sua fome de empreender veio de seu padrinho, que sempre o incentivou a correr mais que a concorrência para conseguir ultrapassá-la um dia.
Presente na primeira edição da Forbes Under 30 Brasil e eleito o empreendedor mais inovador do mundo pelo MIT em 2017, ele também é autor do livro “Nada Easy” e membro do conselho da Espaçolaser, do Grupo Hope e da Transpes.
Atualmente, Tallis tem como objetivo apoiar os gestores em suas jornadas para que, por meio da educação empreendedora, suas empresas transformem a realidade cultural e socioeconômica do país, visão consolidada junto aos seus outros sócios Alfredo Soares e Bruno Nardon ao fundarem a empresa G4 Educação.
Nascido em Carangola, uma pequena cidade de Minas Gerais distante 348 km de Belo Horizonte e com menos de 35 mil habitantes, os pais de Tallis se divorciaram quando tinha por volta de 5 anos de idade. Então, ele foi morar com sua avó, empregada doméstica, na casa de seu padrinho, pelo qual ele tem muito amor, já que o considera como seu próprio avô.
Mesmo com uma vida simples, tendo sido criado no quarto de empregada do patrão de sua avó, ele recebeu muito amor. A família investiu em sua educação, o que foi determinante para o seu futuro.
Entre os 11 e 12 anos, Tallis começou a tocar guitarra. De 12 para 13 anos, a banda do colégio da qual fazia parte como vocalista começou a ficar famosa e, para fazer shows, eles precisavam comprar uma bateria.
Foi aos 14 anos que iniciou sua trajetória empreendedora – o que motivou o nome do segundo capítulo de seu livro “Nada Easy”: “O rock salvou a minha vida”. Tallis tirava printscreens de ofertas de celulares na internet, aumentava em 25% o valor do anúncio e revendia em catálogos físicos na cidade.
Com o passar do tempo, Tallis mudou-se para outras cidades e parou no Rio de Janeiro, onde começou uma faculdade de Marketing e Comunicação Social na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – que acabou trancando posteriormente para se dedicar aos negócios que começara.
Também na cidade fluminense, Tallis Gomes montou seu segundo negócio aos 19 anos: a E-Spartan, uma agência de gamificação em mídias sociais. Porém, o negócio quebrou, pois ainda estava em seu early state, ou seja, ainda não era o momento ideal.
Isso, inclusive, trouxe um aprendizado a ele, compartilhado em uma entrevista que concedeu ao podcast de Caio Carneiro:
“Não adianta você ter um produto bom e gente boa: se não tá no tempo certo, não vai funcionar.”
Sem o apoio de sua família para se manter, Tallis foi atrás de outras atividades para poder se sustentar, de entregar panfletos a trabalhar como valet.
Tallis conseguiu ir para a indústria para trabalhar em empresas, mas nunca ficou mais de um ano em alguma delas, pois incomodava-se com processos lentos. Foi aí que teve a ideia de montar uma agência de construção de softwares, chamada Tech Samurai. Quando tinha de 21 a 22 anos, ele já ganhava bem com o seu negócio.
Neste meio-tempo, em abril de 2011, Tallis entrou na Ortobom para criar o departamento de Marketing Digital da empresa. Ele sugeriu que a empresa criasse um e-commerce para a venda de colchões, ideia que inicialmente não foi tão bem aceita.
Ele, porém, levou sua ideia adiante, colocando seu emprego em risco para provar que aquele era um potencial canal de negócios. A Tech Samurai foi a solução que ele encontrou para desenvolver o site, em uma iniciativa que se mostrou muito bem-sucedida.
Neste ínterim, ele ficou sabendo sobre uma competição de startups, a Startup Weekend, ideia de Dave McClure, fundador da 500 Startups, segunda maior aceleradora do mundo, evento que aconteceria no Rio de Janeiro.
Ao pesquisar o que era startup, descobriu que já fazia isso com a Tech Samurai. Então, Tallis decidiu participar do evento.
Foi na Startup Weekend que nasceu a ideia da Easy Taxi, plataforma que permitia que o próprio passageiro pedisse um táxi pela internet.
Curiosamente, Tallis comentou sobre sua ideia no evento e o feedback que recebeu de algumas pessoas foi de que se isso fosse bom, alguém nos Estados Unidos já teria feito. Cabe ressaltar que os apps de ride sharing ainda estavam em surgimento, mais ou menos nessa mesma época.
Ainda assim, Tallis não desistiu. A Easy Taxi foi uma das vencedoras da Startup Weekend Rio e também da Startup Farm. Então, para tornar sua ideia em realidade, Tallis vendeu seu carro, único ativo que tinha, e levantou R$ 30 mil para desenvolver o aplicativo.
Sob a gestão de Tallis Gomes, a Easy Taxi cresceu vertiginosamente. A empresa chegou a 35 países em 4 continentes, com mais de 500 mil motoristas e 20 milhões de usuários, sendo avaliada em R$ 1 bilhão de reais. Em 2017, a Easy Taxi foi vendida para a Cabify.
Em 2015, Tallis Gomes criou a Singu, um marketplace de serviços de beleza e bem-estar em que profissionais independentes – chamadas de artistas – podem se cadastrar para atender em qualquer lugar a clientes que fazem suas solicitações por meio da plataforma, sem precisar do intermédio de um salão para isso.
Essa outra ideia disruptiva de Tallis Gomes chamou a atenção da Natura, que adquiriu a empresa integralmente.
Em uma conversa com seus amigos e empreendedores Alfredo Soares e Bruno Nardon, todos perceberam que tinham várias práticas de negócios em comum, cada um com sua especialidade: a de Tallis era a Gestão, enquanto Alfredo tem muita experiência em Vendas e Nardon em Growth Hacking.
Foi aí que eles tiveram a ideia de unir seus conhecimentos e experiências para ajudar outros empreendedores e crescer e desenvolver suas empresas, de segmentos tradicionais a startups, captando seus insights e, assim, evitando que cometessem erros que eles já cometeram em suas trajetórias de negócios.
Em 2019, então, nasceu o Gestão 4.0, inicialmente com o programa presencial Gestão e Estratégia, em que empresários de todo o Brasil se reúnem em São Paulo para aprender com os três mentores.
Desde então, a empresa se tornou a G4 Educação, startup de educação que já formou mais de 22 mil alunos e tem mais de 15 cursos disponíveis para empreendedores em diferentes estágios.
Tallis Gomes é um dos sócios do G4 Educação, com um BHAG ambicioso: gerar 1 milhão de novos empregos até 2030 por meio do impacto causado em seus alunos.
Lidere o seu negócio e supere desafios com técnicas e práticas usadas pelas empresas que mais crescem no mundo.
saiba mais