Marco Antônio Rosado França
Brasileiro
13 de dezembro de 1969
São Paulo - SP
Partner da Auddas, Board do Grupo Cavalca e Mentor da Imersão G4 M&A do G4 Educação
Auddas
Bacharelado em Engenharia pela PUC-RIO e MBA pela UFRJ
Marco França é co-fundador da Auddas, uma das maiores consultorias para empresas em estágio de expansão do Brasil, membro do conselho do Grupo Cavalca e mentor do G4 Educação. É também um exímio estrategista de M&A, ao lado de seu sócio Julian Tonioli, que por mais de 20 anos de carreira vem ajudando a fomentar o desenvolvimento dos negócios brasileiros.
Formado em Engenharia pela PUC-RIO e pós-graduado com um MBA pela UFRJ, é multifacetado pelas especialidades de governança, estratégia, gestão e capital. Dentro do portfólio do G4 Educação, ministra a Imersão G4 M&A, justamente ao lado de seu sócio.
Inquestionavelmente, Marco França é um dos empresários com maior track record do país e já esteve envolvido como advisor em muitos processos por meio de suas consultorias. Considerado um expert em mentorear, avaliando negócios de ponta a ponta para definir em quais alavancas de crescimento acionar, também é um notório investidor.
França tem como propósito apoiar os gestores em suas jornadas para que transformem a realidade econômica, social e cultural do país, visão alinhada à cultura organizacional cravada pelos sócios do G4 Educação: Tallis Gomes, Alfredo Soares e Bruno Nardon.
O momento-chave que lança Marco França ao cenário executivo é sua indicação para o cargo de CFO em Private Equity Portfolio Companies, do Banco Pactual.
De 2001 a 2009, assumiu o Fundo Pactual Internet (FLYNET); a cadeira de VP do fundo “TMT”, cujas empresas do portfólio incluíam Spring Wireless, Automatos e Tectotal; co-investimentos em negócios como Intel Capital, GP Investimentos, Goldman Sachs e Ideiasnet, além de ter participado de estratégias de desaceleração de investimentos no Bank of America, Grupo Telefonica e Tiger Global.
Em 2010, respaldado de um vasto repertório adquirido ao longo de 8 anos no Banco Pactual, Marco França assumiu a função de VP e CFO da ICAP Brasil. Até 2012, era o estrategista responsável pelas finanças e operações nacionais da corretora de títulos e valores.
Mais dois anos que rechearam o portfólio de França como um dos maiores track records em avaliar negócios de ponta a ponta para definir em quais alavancas de crescimento acionar. Foi também em 2012 que ficou registrada sua incursão como CFO à BIG, uma holding britânica acionista de diversos domínios de e-commerce no Brasil. Foram 3 anos à frente das operações.
De 2015 para 2016, falamos da virada de ano que marca a entrada de Marco França em empreendimentos, o qual permanece em atividade até hoje. 2015 até o momento, tornou-se co-fundador e partner da Auddas. 2016 até o momento, tornou-se board member do Grupo Cavalca, ligado diretamente aos setores industrial, comercial, agropecuário e de construção pesada.
Marco França passou mais de 20 anos atuando em Finanças e Operações. Enquanto CFO do Banco Pactual, coordenava Private Equity Portfolio Companies. Na ICAP Brasil, era o estrategista responsável pelas finanças e operações nacionais da corretora de títulos e valores. Na Auddas, ajuda empresas com uma visão 360º sobre as dificuldades e as dores do processo de gestão.
Ao longo dessa construção, tornou-se um dos profissionais com maior track record em M&A no país. Analisa, mesmo frente à intempéries macroeconômicas e sanitárias, tal qual a ocorrida pela pandemia da COVID-19, o processo de fusão e aquisição como um modelo mais acessível, dada a comoditização e o conhecimento de regras de proteção a compradores e vendedores.
Acredita também que para o sucesso de uma estratégia de M&A é necessário o conjunto de senioridade combinada com insight de repertório. “Dificilmente estas etapas serão automatizadas na mesma velocidade e grandeza. É aí que está o diferencial”, relata.
Senioridade traz repertório ao profissional que irá analisar o negócio que está cogitando investir. Repertório determina a capacidade de extrair insights valiosos, ao ponto que metrifica seus “quality of earnings”, ou seja, guia a estratégia com base em dados, mitigando os riscos ao máximo.
“M&A é uma combinação de arte, negociação, compilação de dados, método e regulação. Cada uma destas etapas será afetada pela tecnologia de forma distinta. Selecionar corretamente quem maximiza cada etapa será um esforço adicional aos fundos e aos empresários envolvidos”, diz.
8 anos de história como empreendedor e partner da Auddas. Como gestores, investidores e conselheiros em diversos negócios, Marco França e Julian Tonioli compreendem as dificuldades e as dores do processo de gestão e asseguram que seus mentorados percebam sinais de ativação de suas alavancas de crescimento desde a primeira interação.
Sob o lema “Da estratégia ao capital”, o negócio visa permitir que sejam superadas dificuldades para alcançar o máximo desempenho do negócio. Planejamento Estratégico, Governança, Gestão e Capital são os pilares ministrados por engenheiros, empresários, consultores, doutores e mestres, em um hub de profissionais com mais de 20 anos de experiência nacional e internacional e, principalmente, que entendam a dor de um negócio
Hoje, no G4 Educação, está à frente da Imersão G4 M&A, o palco para toda sua chancela. A ideia é que em 3 dias de imersão, você entenda o processo completo de M&A, desde a avaliação das empresas até o fechamento do contrato e como isso pode impulsionar o crescimento do seu negócio.
Membros do Conselho Administrativo, diretores, empreendedores, investidores e donos de negócio que querem se preparar para entrar em uma mesa de negociação e discutir à altura com potenciais compradores e investidores, essa é a oportunidade de aprender com mentores que possuem muito track record no assunto. Aulas dinâmicas, hotseat, golden question e simulações práticas com os quatro mentores.