XaaS (etim: everything - tudo | as a service - como serviço), ou Tudo como um Serviço, é um termo comum do TI usado para descrever qualquer tipo de produto ou serviço realizado por meio da internet.
Através dele, é possível acessar tudo de forma on-line, desde software e hardware, até recursos físicos.
XaaS é pronunciado como ‘Écs-ei-ei-és’, com ênfase no som de ‘ÉCS’ no início da palavra e no som de ‘ÉS’ ao final.
O objetivo do XaaS é permitir que empresas e usuários acessem tecnologias de maneira remota, flexível e eficiente, pagando apenas pelo uso, sem a necessidade de investir em infraestrutura própria.
Alguns exemplos de XaaS incluem: Google Workspace, Microsoft 365 (SaaS - Software como Serviço); AWS, Microsoft Azure (IaaS - Infraestrutura como Serviço); e Heroku, Google App Engine (PaaS - Plataforma como Serviço).
XaaS é uma abordagem em que diversos serviços de TI são entregues on-line, variando de software a infraestrutura e plataformas.
SaaS é um software fornecido on-line; PaaS é uma plataforma para desenvolver e gerenciar aplicativos; IaaS oferece infraestrutura virtual.
Os principais benefícios incluem flexibilidade, impulsionamento de lucros, redução de custos e escalabilidade.
Para melhorar a eficiência operacional, cortar gastos com infraestrutura física e aumentar a adaptabilidade na gestão de insumos.
Baixe grátis: 10 KPIs para acompanhar no seu E-Commerce