Venture Building (etim: venture – empreendimento | building – construção) é o processo de gerar e desenvolver startups dentro de uma organização dedicada a isso.
Ao invés de investir em empresas externas, o Venture Builder cria startups do zero, oferecendo capital, expertise, e suporte operacional para acelerar o crescimento e o sucesso dessas empresas.
Venture Building é pronunciado como “Vén-tchur Bíl-ding”, com ênfase no som de “TCHU” de “Venture” e no “Bíl" de “Building”.
O objetivo do Venture Building é criar startups de sucesso de forma estruturada, fornecendo recursos e suporte para reduzir os riscos e agilizar o desenvolvimento do negócio.
Alguns exemplos de Venture Building incluem: Rocket Internet, que cria startups replicando modelos de negócios de sucesso; Antler, que ajuda empreendedores a identificar oportunidades; e Future Labs Ventures, que atua em mercados como agritech, fintech e cleantech.
Enquanto um fundo de venture capital investe em startups já existentes, o Venture Building cria startups desde o zero.
Os benefícios englobam: uma estrutura consolidada e expertise interna; startups criadas dentro de um venture builder recebem acesso a capital, mentoria, redes de contatos e infraestrutura.
O modelo de Venture Building é ideal para empresas que exigem inovação constante, como startups de tecnologia, SaaS (software como serviço), fintechs, agritechs e empresas de soluções digitais.
Os cofundadores em um venture builder geralmente desempenham papéis importantes no desenvolvimento da startup, como gestão, estratégia e networking.
Baixe Grátis: Melhore suas vendas através da remuneração por OTE