O capital de risco (VC) é uma forma de private equity, uma forma de financiamento fornecida por investidores a start-ups e pequenas empresas que se acredita terem potencial de crescimento a longo prazo. O capital de risco geralmente vem de investidores ricos, bancos de investimento e qualquer outra instituição financeira.
No entanto, nem sempre assume a forma de dinheiro. Também pode ser oferecido na forma de perícia técnica ou gerencial. O capital de risco normalmente é alocado para pequenas empresas com potencial de crescimento extraordinário ou empresas que estão crescendo rapidamente e prontas para continuar expandindo.
O financiamento de capital de risco é o financiamento concedido a empresas e empreendedores. Ele pode ser fornecido em diferentes estágios de sua evolução, embora muitas vezes envolva financiamento inicial e inicial.
Os fundos de capital de risco gerenciam investimentos agrupados em oportunidades de alto crescimento em startups e outras empresas em estágio inicial e normalmente estão abertos apenas a investidores credenciados.
O capital de risco evoluiu de uma atividade de nicho no final da Segunda Guerra Mundial para uma indústria sofisticada com múltiplos atores que desempenham um papel importante no estímulo à inovação.