Log de dados é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes em um sistema computacional. Os logs são arquivos de texto nos quais são registradas informações, geralmente seguindo a cronologia dos eventos acontecidos. A palavra log em português, é registro.
Os logs de eventos contêm um registro de eventos específicos. Esse tipo de registro é útil para rastreamento da atividade. Cada evento que é registrado é parte de uma categoria de evento e possui um número de identificação de evento associado.
Realizar o tracking significa rastrear, ou seja, conseguir identificar a origem. Assim, no caso de tracking de logs de acesso, o objetivo é rastrear a origem dos usuários. Por exemplo, se for identificada a visita de um usuário ao site, caso esse site tenha tracking em sua estrutura, será possível identificar como esse usuário chegou à página do site: por um anúncio, por uma campanha, por outra página, etc.
Além disso, como as empresas realizam campanhas publicitárias diferentes, em canais distintos, o tracking é uma forma de organizar esses fluxos para que a jornada do cliente não se torne um mistério.
Com o tracking de eventos, o rastreio dos usuários em meio às páginas e diferentes plataformas de redes sociais não se torna um problema. Portanto, a empresa pode realizar campanhas de anúncios paralelas, em diferentes plataformas, e ainda assim conseguir identificar a fonte de origem dos usuários visitantes.