O termo soft skills pode ser traduzido como habilidades interpessoais e, no mercado de trabalho, são aquelas aptidões que não são quantitativamente tangíveis.
Também chamadas de habilidades comportamentais, as soft skills estão mais relacionadas a como um indivíduo age em relação aos demais e em determinadas situações.
Elas são diferentes das hard skills, ou habilidades técnicas, que são aquelas desenvolvidas por meio de cursos, experiência profissional, treinamentos e outras formações do tipo.
É muito comum falar em soft skills no processo seletivo para uma oportunidade profissional.
De fato, um bom posicionamento no mercado de trabalho depende diretamente das soft skills que são cada vez mais valorizadas pelos recrutadores, especialmente em cargos gerenciais, mas não apenas.
As habilidades interpessoais mais valorizadas dependem diretamente da sua área de atuação. Por exemplo, um palestrante precisa, invariavelmente, ter uma boa comunicação, enquanto uma diretora de RH precisa ser empática.
Portanto, são várias as soft skills que podem ser necessárias, a depender diretamente do seu trabalho e objetivos profissionais. Ainda assim, algumas das mais valorizadas no mercado de trabalho incluem:
Diferentemente das hard skills, as soft skills não podem ser comprovadas por meio de certificados. Dessa forma, as empresas desenvolvem diferentes formas de avaliar essas habilidades, como:
Mas, como visto, cada oportunidade profissional vai demandar um conjunto específico de habilidades interpessoais e técnicas.
É fundamental saber que ter uma habilidade e não ter outra não é um problema, pelo contrário, é totalmente esperado. A questão é cultivar as aptidões que mais condizem com seus objetivos profissionais.
Por vezes, algumas dessas habilidades são mais naturais para você enquanto outras precisam ser desenvolvidas.
Quando reconhecemos nossos objetivos profissionais fica mais fácil determinar quais habilidades, sejam comportamentais ou técnicas, mais contribuirão para que alcancemos tais metas.
Assim, o primeiro passo antes de querer dar um “check” em todas as listas de soft e hard skills é avaliar, estrategicamente, o que faz mais sentido para você e seus objetivos profissionais.
Também é interessante mapear quais habilidades você já domina, em quais é mediano e quais são difíceis para você. Após esses passos, algumas dicas para desenvolver as soft skills incluem:
Para muitos profissionais, desenvolver as soft skills é mais difícil do que as hard skills, pois consiste em um trabalho lento de transformação interna que se reflete nos relacionamentos interpessoais e comportamentos no longo prazo. Apesar de desafiador, confie no seu potencial de transformação.