Six Sigma

O que é o Six Sigma?

O Six Sigma é uma metodologia de aprimoramento de processos que usa estatísticas, análise financeira e gestão de projetos para melhorar a funcionalidade dos negócios e controlar melhor a qualidade, identificando e corrigindo erros ou defeitos nos processos existentes. A metodologia foi desenvolvida por Bill Smith e Mikel Harry, dois engenheiros da Motorola, em 1986. E em 1995, Jack Welch fez do Six Sigma a estratégia central de negócios da General Electric (GE).

O Six Sigma baseia-se na ideia de que todos os processos de negócios podem ser medidos e otimizados.

O termo teve origem na manufatura como um meio de controle de qualidade. A qualidade do Six Sigma é alcançada quando os níveis de defeitos de longo prazo estão abaixo de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades (DPMO).

Os programas de certificação Six Sigma conferem classificações de faixas semelhantes às das artes marciais, que vão da faixa branca à faixa preta.

O Six Sigma possui cinco fases, conhecidas como DMAIC, que são: definir, medir, analisar, melhorar e controlar.

Entendendo o Six Sigma

O método Six Sigma utiliza uma abordagem passo a passo chamada DMAIC, um acrônimo que significa definir, medir, analisar, melhorar e controlar. De acordo com os adeptos do Six Sigma, uma empresa pode resolver qualquer problema aparentemente insolúvel seguindo essas cinco etapas:

Definir

Uma equipe de pessoas, liderada por um especialista em Six Sigma, escolhe um processo para se concentrar e define o problema que deseja resolver.

Medir

A equipe mede o desempenho inicial do processo, criando uma referência, e aponta uma lista de entradas que podem estar prejudicando o desempenho.

Analisar

Em seguida, a equipe analisa o processo isolando cada entrada ou motivo potencial de falhas e testando-o como a possível raiz do problema.

Melhorar

A equipe trabalha a partir daí para implementar mudanças que melhorarão o desempenho do sistema.

Controlar

O grupo adiciona controles ao processo para garantir que ele não regrida e se torne ineficaz novamente.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer