MVP

O que significa MVP?

Um Produto Mínimo Viável (MVP) é uma técnica de desenvolvimento na qual um novo produto ou serviço é desenvolvido e oferecido apenas os recursos mínimos que podem satisfazer os clientes. É uma forma de testar a aceitação do produto/serviço, entender se existe um mercado para ele e quais devem ser as melhorias para conquistar esses clientes de vez.

A construção do MVP leva em conta hipóteses que a empresa quer testar. As melhorias são sempre feitas com base no feedback dos clientes.

Ao expor os clientes à primeira versão de uma ideia ou produto, a empresa pode maximizar seu aprendizado sobre o produto e o potencial frente ao cliente, sem investir o máximo de tempo e esforço. Como resultado, os produtos mínimos viáveis são considerados uma ferramenta de redução de riscos, que ajuda as empresas em estágio inicial a testar o mercado sem produzir algo que não seja economicamente viável.

Projetos de crowdfunding, demonstrações de produtos e até mesmo landing pages que apregoam as características de um produto ou serviço são exemplos comuns de empresas testando seus MVPs.

O conceito de MVP tornou-se mais conhecido graças ao consultor Eric Ries, autor do livro “A Startup Enxuta”. Em seu livro, Ries oferece uma abordagem científica para criar e gerenciar empresas iniciantes e colocar nas mãos dos clientes os produtos que eles desejam com mais rapidez e eficiência do que nunca.

Eric Ries descreve um Produto Mínimo Viável como “[a] versão de um novo produto que permite a uma equipe coletar o máximo de aprendizado validado sobre os clientes com o mínimo de esforço”. ‘

Principais características de um MVP

  • O produto/serviço tem valor suficiente para que as pessoas estejam dispostas a usá-lo ou comprá-lo, mesmo que não esteja completamente formatado.
  • Demonstra para o cliente inicial que o produto/serviço oferece benefícios futuros suficientes para retê-los.
  • Fornece um ciclo de feedback para orientar o desenvolvimento futuro.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer