É uma estratégia que se concentra em atrair clientes, ou leads, por meio do conteúdo da Internet criado pela empresa, fazendo com que os clientes em potencial venham até o site ou plataforma da empresa, em vez de os profissionais de marketing disputarem sua atenção.
Para os clientes que já estão procurando ativamente por produtos ou serviços na internet, esse tipo de marketing permite que encontrem mais facilmente os produtos ou serviços de uma empresa. O termo foi criado pela HubSpot em 2005.
Segundo especialistas, essa estratégia demora mais a trazer resultados, mas é muito eficaz no longo prazo. Produzir guias e manuais, vídeos educativos e treinamentos, lançar episódios de podcast e criar infográficos são alguns canais pelos quais uma empresa pode entregar seu conteúdo.
Envolve a criação de conteúdo como postagens de blog, vídeos, e-books, boletins informativos e white papers, além de compartilhar esse conteúdo nas plataformas certas. Outras táticas incluem marketing de mídia social, publicidade paga por clique e otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). A última tática torna um negócio mais proeminente e altamente classificado entre os mecanismos de busca. Todas essas técnicas fazem parte da abordagem de inbound marketing e são usadas para facilitar a localização de empresas online.
Ao desenvolver conteúdo útil e prático, o inbound marketing atrai clientes em potencial que estão fazendo pesquisas online, incentivando-os a interagir com um negócio. A participação interativa dos consumidores torna mais fácil convertê-los em clientes pagantes.
O Inbound Marketing é diferente do Outbound Marketing – como chamadas frias ou compra de publicidade na TV – pois é mais focado na criação de conteúdo que as pessoas vão querer assistir ou ler. Normalmente, é mais econômico do que o marketing de saída.