É o modo com que uma empresa olha e cuida de seu planejamento, organização, execução, gerenciamento, otimização e como mede os resultados de suas atividades internas e externas.A gestão de processos também é conhecida como BPM, sigla em inglês para Business Process Management ou Gerenciamento de Processos do Negócio.
A gestão de processos inclui o mapeamento e sistematização de fluxos de trabalho, tendo como objetivo central a busca pela melhoria contínua. A intenção é maximizar a realização de tarefas.
Através do mapeamento, é possível identificar os gargalos de processos, ou seja, em que ponto o fluxo não está funcionando como deveria e que pode impactar os resultados da companhia. Da mesma forma, pode-se identificar lacunas nas tarefas e melhorar as etapas do processo.
Quanto mais bem construída e executada, a gestão de processos permite que as tarefas sejam feitas de forma mais eficiente e que os colaboradores sejam mais produtivos.
Enquanto a gestão de processos sistematiza as tarefas da empresa, define as etapas para sua execução e aplica melhorias, a gestão por processos tem como objetivo integrar todos os processos de uma empresa, considerando os objetivos estratégicos comuns. Isso significa gerenciais possíveis conflitos entre áreas e analisar o fluxo de atividades.