O termo framework é mais recorrente no mundo da programação, entretanto, ele também pode ser direcionado ao mundo dos negócios.
O framework de negócios pode contribuir diretamente na estruturação e solidificação de um empreendimento utilizando o know how base da área. Entenda melhor a seguir.
O que significa o termo Framework?
O termo “Framework” pode ser traduzido de forma literal como “estrutura”, se tratando de gestão, o framework indica uma estrutura, um modelo de instruções que direciona sua empresa, não somente em relação aos propósitos, como em relação às ações.
Portanto, o framework consiste em um conjunto de técnicas, ferramentas ou conceitos genéricos que podem ser adaptáveis a diferentes contextos.
Já considerando um framework de negócios, podemos falar em diferentes práticas que, sendo genéricas, são adaptáveis a vários contextos, como: canvas, plano de negócios, matriz SWOT, OKR, matriz Eisenhower e outras.
A matriz SWOT, por exemplo, tem a mesma estrutura sempre (forças/fraquezas/oportunidades/ameaças), mas pode ser direcionada para atender demandas específicas de diferentes empresas, segmentos e projetos.
Na programação, o framework refere-se a um trecho de código genérico que pode ser usado para completar a programação, viabilizando recursos sem a necessidade de o desenvolvedor criá-lo do zero.
Um framework funciona como uma ferramenta, código, prática ou ação pré-definida e genérica que pode ser adaptada a diferentes contextos.
Por exemplo, um gestor quer estruturar um plano de negócios, mas não sabe ao certo por onde começar.
Existem frameworks de negócios disponíveis em canais especializados que apresentam a estrutura básica de um plano de negócios, como mapeamento do público-alvo, definição de persona, objetivo, orçamento e etapas de execução.
Com isso, o gestor não precisa iniciar o plano do zero, mas pode se basear em um modelo pré-estabelecido confiável e efetivo que direcione o projeto em questão.
Assim, o framework serve para poupar trabalho, uma vez que não é necessário começar cada projeto do zero e pode-se aproveitar a expertise de outros profissionais.
Na área de negócios existem diferentes frameworks que podem ser utilizados de acordo com as necessidades e objetivos do gestor. Entre eles incluem-se:
A disponibilidade de diferentes frameworks demanda atenção por parte dos gestores que precisam compreender as necessidades organizacionais antes de definir a ferramenta utilizada.
Os frameworks de negócios apresentam uma série de vantagens, com destaque à padronização das ferramentas usadas nos diferentes departamentos, o que viabiliza melhor desempenho e, consequentemente, resultados e mensurabilidade.
Com um framework que considera as diversas variáveis administrativas é menos provável a incorporação de ferramentas incompletas ou que gerem informações equivocadas sobre a operação.
O ideal é que os gestores avaliem os frameworks disponíveis e selecionem aqueles mais condizentes com a realidade do empreendimento.
A união de diferentes ferramentas pode trazer benefícios aos negócios, mas é importante considerar a compatibilidade dos recursos empregados, evitando um funcionamento ineficiente.
Mas, a principal vantagem do framework de negócios é a possibilidade de personalização, garantindo que a ferramenta seja adaptada ao negócio e não o contrário.
Portanto, o framework traz vantagens às empresas e seus gestores, mas o uso estratégico dessas ferramentas é indispensável para resultados mais consistentes.