Estrutura Organizacional Matricial

O que é uma organização matricial?

Uma organização matricial é uma estrutura de trabalho em que os integrantes da equipe respondem a mais de um gestor. Dentro dessa estrutura, os colaboradores de um determinado time podem ficar sob a supervisão de um gerente de projetos e também do líder de sua área. 

O ganho da implementação da estrutura matricial é que a empresa pode criar novos produtos/serviços sem ter que reagrupar times o tempo todo.

No caso de um projeto que envolva membros das áreas de Marketing, TI e Finanças para um projeto de Growth, esses colaboradores continuarão respondendo a seu gestor direto, mas também seguirão as diretrizes do gestor do projeto de Growth.

Tipos de gestão matricial

Há três tipos de gestão matricial: Matriz fraca, Matriz equilibrada, Matriz forte. O que diferencia cada uma é a autoridade conferida ao gestor de projetos. 

Matriz fraca. O gestor de projetos tem menor peso na tomada de decisão, fazendo com que decisões sobre cronograma e orçamento fiquem sob o líder do departamento. Em uma matriz fraca, é importante ter uma boa comunicação para que as informações não se percam.

Matriz equilibrada. Como o nome indica, a autoridade entre o gestor de projetos e o líder do departamento é igual. Esse tipo permite uma comunicação mais aberta entre todos os líderes e integrantes do time. Da mesma forma, o projeto tende a avançar de maneira mais equilibrada.

Matriz forte. Aqui quem tem mais peso na decisão sobre o projeto é o gestor de projetos, fazendo com que a autoridade do líder do departamento seja mais limitada. Esse modelo reforça a estrutura organizacional, já que o gestor de projetos pode tomar as decisões mais importantes sobre o rumo do projeto.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer