É uma abordagem de solução de problemas sistêmica, intuitiva e focada no cliente que faz uso das ferramentas e princípios do Design para entregar inovação ancorada no design centrado no ser humano. Esse mindset ganhou relevância depois que Tim Brown, CEO e presidente da empresa de design IDEO, publicou um artigo sobre design thinking na Harvard Business Review.
O design thinking difere de outros processos de ideação que buscam a inovação, já que toma por base o usuário. Com isso, ele se concentra na solução de um problema, e não no problema em si.
O design thinking começa com um exercício de criar empatia com os usuários (clientes). É preciso entender qual é o problema que afeta a pessoa, qual é o impacto em sua vida, qual seria a solução que melhor resolveria o problema.
O design thinking é centrado no ser humano e em sua interação com os produtos. Quem usará esse produto? Como ele pode continuar tendo o mesmo impacto na vida do usuário? Quais características devem permanecer e quais podem mudar?