A brand persona é uma representação semi-fictícia criada para simular o promotor ideal da marca. Ou seja, essa pessoa não necessariamente se tornará um comprador do produto ou serviço. Mas por ser um “fã” da marca ou da empresa, acaba por promovê-la organicamente.
As taxas de engajamento nas redes sociais são métricas diretamente relacionadas às brand personas: pessoas que curtem e interagem com as publicações da empresa nas redes sociais e que não são consumidores diretos.
O benefício de ter brand personas é a redução com os investimentos em marketing, tendo em vista o crescimento orgânico gerado com a promoção da marca, além da possibilidade de aumentar a base de clientes. Afinal, as brand personas podem indicar a empresa para potenciais consumidores que possuam real intenção de compra.
O desenho da brand persona conta com entrevistas com pessoas que possuem perfis semelhantes ao do promotor ideal, somadas aos estudos sobre o comportamento digital do mesmo. Ao contrário da buyer persona, que estará mais interessada no produto, a brand persona será atraída pelos valores da empresa e como ela se posiciona em meio às tendências e pautas do mercado.