Significado de Soft Skills

O que são Soft Skills?

O termo soft skills pode ser traduzido como habilidades interpessoais e, no mercado de trabalho, são aquelas aptidões que não são quantitativamente tangíveis.

Também chamadas de habilidades comportamentais, as soft skills estão mais relacionadas a como um indivíduo age em relação aos demais e em determinadas situações.

Elas são diferentes das hard skills, ou habilidades técnicas, que são aquelas desenvolvidas por meio de cursos, experiência profissional, treinamentos e outras formações do tipo.

Quais são os exemplos de soft skills?

É muito comum falar em soft skills no processo seletivo para uma oportunidade profissional.

De fato, um bom posicionamento no mercado de trabalho depende diretamente das soft skills que são cada vez mais valorizadas pelos recrutadores, especialmente em cargos gerenciais, mas não apenas.

As habilidades interpessoais mais valorizadas dependem diretamente da sua área de atuação. Por exemplo, um palestrante precisa, invariavelmente, ter uma boa comunicação, enquanto uma diretora de RH precisa ser empática.

Portanto, são várias as soft skills que podem ser necessárias, a depender diretamente do seu trabalho e objetivos profissionais. Ainda assim, algumas das mais valorizadas no mercado de trabalho incluem:

  • inteligência emocional;
  • resiliência;
  • boa comunicação;
  • gestão de tempo e organização;
  • capacidade de priorização;
  • autonomia;
  • persuasão;
  • flexibilidade;
  • interesse em aprender;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • liderança.

Diferentemente das hard skills, as soft skills não podem ser comprovadas por meio de certificados. Dessa forma, as empresas desenvolvem diferentes formas de avaliar essas habilidades, como:

  • dinâmicas de grupo: são usadas especialmente para avaliar habilidades como trabalhar em equipe, liderança, persuasão e comunicação, mas podem variar de acordo com a atividade proposta;
  • entrevista: permite ao avaliador identificar habilidades como organização, inteligência emocional, gerenciamento de tempo, comunicação e outras.

Mas, como visto, cada oportunidade profissional vai demandar um conjunto específico de habilidades interpessoais e técnicas.

É fundamental saber que ter uma habilidade e não ter outra não é um problema, pelo contrário, é totalmente esperado. A questão é cultivar as aptidões que mais condizem com seus objetivos profissionais.

Por vezes, algumas dessas habilidades são mais naturais para você enquanto outras precisam ser desenvolvidas.

Como desenvolver as soft skills?

Quando reconhecemos nossos objetivos profissionais fica mais fácil determinar quais habilidades, sejam comportamentais ou técnicas, mais contribuirão para que alcancemos tais metas.

Assim, o primeiro passo antes de querer dar um “check” em todas as listas de soft e hard skills é avaliar, estrategicamente, o que faz mais sentido para você e seus objetivos profissionais.

Também é interessante mapear quais habilidades você já domina, em quais é mediano e quais são difíceis para você. Após esses passos, algumas dicas para desenvolver as soft skills incluem:

  • desenvolva seu autoconhecimento por meio da observação de suas características, pois reconhecer suas limitações é o primeiro passo para mudar um aspecto comportamental;
  • defina pequenas metas que te ajudem a melhorar suas soft skills. Por exemplo, se tem dificuldade para trabalhar em equipe, se ofereça para um projeto no qual essa habilidade é necessária;
  • peça feedbacks para seus superiores e colegas para mapear como os demais avaliam sua evolução;
  • verifique oportunidades de desenvolver suas soft skills, o que por vezes pode incluir livros sobre o tema, workshops, palestras e outras atividades.

Para muitos profissionais, desenvolver as soft skills é mais difícil do que as hard skills, pois consiste em um trabalho lento de transformação interna que se reflete nos relacionamentos interpessoais e comportamentos no longo prazo. Apesar de desafiador, confie no seu potencial de transformação.

Referências:
Gupy

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram