A gamificação nos negócios refere-se à aplicação de elementos e princípios de jogos (games) em um contexto não relacionado a jogos para envolver e motivar indivíduos, geralmente funcionários ou clientes, a atingir objetivos específicos. Ela aproveita o desejo humano inerente de competição, realização e recompensas para impulsionar o comportamento e melhorar o desempenho geral.
A gamificação nos negócios é uma abordagem estratégica que aproveita os elementos psicológicos dos jogos para gerar os comportamentos e resultados desejados. Quando implementada de forma eficaz, ela pode afetar positivamente o envolvimento dos funcionários, a fidelidade dos clientes e o desempenho geral dos negócios.
Embora o rótulo gamificação tenha sido criado em 2002, quase 20 anos depois, muitas pessoas ainda têm dificuldade para explicar o que é. A consultoria Gartner define o fenômeno como "o uso da mecânica de jogos e do design de experiências para envolver e motivar digitalmente as pessoas a atingir metas".
Em 2011, a Gartner estava tão confiante em seu potencial que um relatório da organização previu que, até 2015, metade das empresas teria gamificado parte de seus processos. No entanto, um estudo da Penna de 2015 constatou que 70% dos diretores de RH disseram que a gamificação não era usada em seus locais de trabalho. Em 2018, os dados do TalentLMS ainda revelavam que cerca de metade dos funcionários ainda não havia experimentado a gamificação no local de trabalho.
A gamificação pode incluir o acompanhamento do progresso na execução de tarefas, cumprimento de metas, mas funciona bem principalmente para engajar as pessoas em torno de projetos que tenham objetivos claros e alcançáveis, ainda que desafiadores. A expansão no uso de smartphones, relógios GPS e outros dispositivos que permitem monitoração fez com que a gamificação se tornasse parte do cotidiano de muitas pessoas.
Pontos e emblemas: Atribuição de pontos ou distintivos para a conclusão de tarefas ou o alcance de marcos.
Tabelas de classificação: Exibição de classificações para incentivar a competição e o reconhecimento.
Níveis: Progresso em diferentes níveis com base em conquistas.
Desafios: Definir desafios ou metas específicas para os participantes.
Recompensas: Oferecer recompensas tangíveis pelas realizações.
Treinamento de funcionários: Incorporação de elementos semelhantes a jogos em programas de treinamento para tornar o aprendizado mais envolvente e agradável.
Incentivos de vendas: Criação de concursos com prêmios para representantes de vendas com melhor desempenho.
Programas de fidelidade do cliente: Oferecer prêmios, crachás ou descontos pelo envolvimento e fidelidade do cliente.
Melhoria da produtividade: Implementação de elementos gamificados para aumentar a produtividade dos funcionários e a conclusão de tarefas.
Programas de saúde e bem-estar: Usar a gamificação para incentivar comportamentos saudáveis entre os funcionários.
Aumento do engajamento: A gamificação capta a atenção e mantém o interesse, resultando em níveis mais altos de envolvimento entre os funcionários ou clientes.
Motivação e desempenho: A natureza competitiva e recompensadora da gamificação motiva os indivíduos a terem um desempenho melhor, levando a um aumento da produtividade e ao cumprimento das metas.
Retenção de aprendizado: Os programas de treinamento gamificados geralmente levam a uma melhor retenção de informações, pois os participantes estão ativamente envolvidos no processo de aprendizagem.
Formação de equipes: Os elementos competitivos estimulam um senso de camaradagem entre os funcionários, promovendo o trabalho em equipe e a colaboração.
Coleta e análise de dados: A gamificação permite que as empresas coletem dados valiosos sobre o comportamento, as preferências e o desempenho dos participantes, que podem ser analisados para a tomada de decisões informadas.
Fidelidade do cliente: A gamificação das interações com os clientes gera fidelidade ao criar uma experiência mais agradável e gratificante, incentivando a repetição de negócios.
Inovação e criatividade: A gamificação pode estimular a criatividade e a inovação ao desafiar os participantes a pensar fora da caixa para superar obstáculos ou atingir objetivos.
Adaptabilidade: Os elementos do jogo podem ser facilmente adaptados a vários contextos de negócios, tornando a gamificação uma estratégia versátil aplicável em diferentes setores.