Sobre a Construai
A Construai é uma empresa associativista de varejo no segmento de materiais de construção, hoje com 150 lojas associadas em 90 cidades. Seu intuito é proporcionar preços mais acessíveis, melhores condições de pagamento, qualidade e variedade, tudo isso enquanto gera empregos, ajuda no crescimento da região e traz estabilidade aos colaboradores.
A empresa é mais um case de sucesso do G4 Educação, já que fechou o maior contrato da história da empresa, de R$ 20 milhões/ano, depois de reunião no dia seguinte do G4 Imersão em Customer Experience.
Acompanhe a história da Construai e entenda como Rodolfo Norberto, CEO da empresa, utilizou o CX como diferencial competitivo em seu segmento.
Quais eram os desafios?
As maiores dores que levaram Rodolfo a procurar pelo G4 Educação foram:
- Entender como estruturar uma área de Customer Experience;
- Utilizar a experiência do cliente como um diferencial competitivo em relação à concorrência.
Como as metodologias do G4 ajudaram a Construai?
Rodolfo entendia a importância do CX e também compreendia que nenhuma empresa deste segmento provê uma boa experiência do cliente. Logo, isso poderia posicionar a Construai como destaque entre a concorrência.
Sabendo que no G4 Educação só ensina quem faz, ele buscou pelo G4 Imersão em Customer Experience para conhecer a base deste tema e, assim, conseguir consolidar a estrutura de CX e CS (Customer Success) que já tinha montado, mas não sabia como operar.
A partir desses aprendizados, ele aplicou uma mudança na estratégia de negociação e na apresentação de seus produtos e serviços que foi crucial para conseguir fechar o que seria o maior contrato da empresa até aquele momento.
Com uma ferramenta de geomarketing que já utilizava na empresa, Norberto levantou informações de mercado de 7 grandes lojistas que estavam para entrar na rede da Construai e buscou ser mais assertivo em sua apresentação, colocando o potencial parceiro no centro da estratégia. Além disso, ele ligou para alguns fornecedores parceiros para buscar informações sobre os lojistas.
Tendo isso em mente, toda a apresentação foi reestruturada. Ele buscou saber quais motivos levaram tais lojistas a terem interesse em uma negociação com a Construai e, depois disso, usou os dados previamente coletados para mostrar o potencial de mercado daqueles lojistas, com destaque para dados de seus concorrentes.