Quem é Alfredo Soares?

Alfredo Soares é fundador e mentor do G4 Educação e presidente da Loja Integrada, empresa digital voltada para ajudar empresas a fortalecerem suas marcas e serem rentáveis através de uma loja na internet.

Alfredo Soares também é fundador e ex-CEO da Xtech Commerce, e-commerce focado em pequenas e médias empresas, que, após excelente desempenho no mercado, foi adquirida pela VTEX, maior plataforma de e-commerce da América Latina, onde Alfredo acabou se tornando sócio após a aquisição.

Hoje, Alfredo é autor de dois best-sellers –– “Bora Vender” e “Bora Varejo” –– e compartilha de sua expertise sobre vendas através do G4 Educação, onde ele tem como propósito apoiar os gestores em suas jornadas para que, através da educação, suas empresas transformem a realidade econômica, social e cultural do país, visão estabelecida junto aos seus sócios Tallis Gomes e Bruno Nardon.

  • Nome Completo: Alfredo Soares
  • Local de Nascimento: Rio de Janeiro, RJ
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Ocupação: Co-fundador e Mentor do G4 Educação, sócio da VTEX e presidente da Loja Integrada

Alfredo Soares
Alfredo Soares: Mentor e Especialista em Vendas

Trajetória de Alfredo Soares

Nascido e criado na Tijuca, no Rio de Janeiro, Alfredo diz que muito dessa veia empreendedora que hoje lhe caracteriza vem de seu pai, que foi gerente geral de uma empresa de transporte de valores e depois abandonou todo um estilo de vida confortável para ter mais autonomia.

Além disso, muitos dos conceitos como disciplina, consistência e convivência em equipe foram desenvolvidos no esporte, com a prática do polo aquático, esporte no qual ele foi federado. Segundo Alfredo, o esporte foi fundamental na construção de seu caráter e perfil profissional.

Aos 17 anos, junto ao seu amigo Reinaldo, lançou seu primeiro empreendimento, o Ideia Carioca, empresa que criava e vendia cartões de visita para todos, desde o treinador de polo, amigos mais próximos,

cooperativas de táxis, até pequenas empresas. O Ideia Carioca durou quase dois anos e, além gerar uma renda mensal, foi uma excelente experiência de vendas e empreendedorismo para Alfredo.

Nessa época, ele era responsável pelo design e pela parte de venda dos cartões. No entanto, ao estar cursando publicidade e propaganda, foi natural sua migração para outras áreas do marketing e, a partir dessa nova exposição, surgiu a ideia da Marketing Shop.


Marketing Shop

A Marketing Shop atendia a pequenas e médias empresas e era uma agência que fazia de tudo: criava logo, montava site, montava loja virtual, fazia papelaria etc.

Com crescente demanda de pedidos de sites para vender pela internet, Alfredo conheceu Ricardo, desenvolvedor que havia montado um sistema no qual era muito fácil cadastrar os produtos e colocá-los à venda. No primeiro momento, ele quis comprar o sistema, porém Ricardo acabou se juntando a Alfredo para dar continuidade na elaboração de um sistema de e-commerce.

Foi assim que ele embarcou no mundo do e-commerce, dando origem à Xtech.


Xtech

Alfredo Soares reunido com a equipe do Xtech Commerce
Alfredo Soares Xtech Commerce (Crédito: Exame / Divulgação)

Em 2013, Alfredo e Ricardo assistiram a evento de e-commerce em São Paulo e viram, pela primeira vez, Mariano Gomide de Faria, fundador da VTEX. Além da admiração instantânea por Mariano, Alfredo e Ricardo notaram que precisavam mudar o negócio por completo.

O sucesso da operação da Xtech junto a liderança exercida por Alfredo começou a chamar muita atenção de Mariano e da VTEX, a fim de criar uma relação de competitividade, de forma que a VTEX desejasse estar junto à Xtech.

Em três anos, a Xtech criou 40 mil lojas e chegou a faturar R$350 milhões por ano. O êxito e a competência fizeram com que, em maio de 2017, a Xtech fosse adquirida pela VTEX por R$14 milhões.


VTEX

Alfredo Soares no IPO da VTEX  na bolsa da NYSE
Alfredo Soares no IPO da VTEX

Depois da união, já com um planejamento mais maduro, planos mais claros, maior assertividade e um nível de profissionalização muito maior, Alfredo passou a ser sócio da VTEX e VP institucional.

Após ser apontada como o e-commerce que mais cresceu no mundo em 2019 e com a digitalização global em 2020 e 2021, a enorme aceleração dentro das operações da VTEX levou a empresa, no dia 21 de julho desse ano, ao seu IPO na New York Stock Exchange. Alfredo foi parte fundamental desse processo.

Atualmente, a VTEX é a maior plataforma de e-commerce da América Latina e, desde agosto, Alfredo passou a ser o presidente da Loja Integrada, uma das verticais da empresa.

G4 Educação

Bruno nardon, Tallis Gomes e Alfredo Soares em frente ao logo da G4 Educação
Bruno Nardon, Tallis Gomes e Alfredo Soares: G4 Educação

Em 2019, Alfredo Soares, em uma conversa com seus amigos e empreendedores, Tallis Gomes e Bruno Nardon, todos perceberam que possuíam práticas de negócio em comum relacionadas a gestão, growth hacking e vendas.

Todos tinham construído negócios de sucesso do zero, cada um com uma expertise maior em um desses pontos. No caso de Alfredo, a sua maior especialidade é na área comercial, considerado por muitos empresários com um dos melhores vendedores do Brasil.

Então, eles se perguntaram: “Depois de tantos desafios que passamos, por que não fazemos um curso ensinando aos empresários brasileiros questões aplicáveis para que eles não tenham que quebrar a cara e terem a capacidade de levar o negócio deles para o próximo nível?”

Assim, os três começaram a desenvolver uma ideia de como unir todo o conhecimento e experiência que possuíam e transformar em algo que pudesse contribuir com o crescimento de outras empresas, inclusive para segmentos tradicionais, trazendo abrangência e aplicabilidade.

Em 2019, o Gestão 4.0 foi lançado inicialmente com o curso presencial de Imersão e Mentoria, onde empresários de todo o Brasil se encontraram em São Paulo para aprender com os três mentores.

De lá para cá, a empresa se tornou a G4 Educação, startup de educação que já formou mais de 22.000 alunos, com mais de 15 cursos online e presenciais disponíveis para empreendedores em diferentes estágios. O G4 Educação tem como propósito ajudar a gerar mais de 1 milhão de empregos até 2030 através do impacto gerado em seus alunos.