João Vitor Chaves
João Vitor: Mentor e Especialista em Growth Hacking
  • Nome completo: João Vitor Chaves Silva
  • Local de nascimento: Itabirito, Minas Gerais
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Data de nascimento: 29/11/1994
  • Ocupação: COO, Head de Growth e Sócio do G4 Educação; Sócio e Ex-COO & Growth da Suno Research

Quem é João Vitor Chaves?

João Vitor é COO (Chief Operations Officer), Head de Growth e Sócio do G4 Educação; Sócio e Ex-COO & Growth da Suno Research, maior casa de análise de investimentos credenciada junto a APIMEC do Brasil, onde foi o primeiro funcionário e um dos responsáveis pelo crescimento do negócio do zero.

Ele também é conselheiro de growth hacking na Arq Express e na Bagy e foi mentor de growth e marketing de performance na WeWork e fundador da Empreenda Junto, plataforma que visa conectar empreendedores no Brasil para aumentar o seu networking e validar ideias de negócio.

João Vitor também é autor do livro “101 perguntas e respostas para o empreendedor iniciante” e, dentro do G4 Educação, além de compartilhar toda sua expertise sobre growth hacking, é parte determinante na estruturação do crescimento do negócio, liderando novas frentes e iniciativas. 


Início da trajetória

Nascido e criado na pequena cidade de Itabirito, Minas Gerais, João Vitor cursou oito semestres de engenharia bioenergética na Universidade FUMEC em Belo Horizonte.

Apesar de gostar muito da área, ele sentia que faltava algo, e em 2015, seu caminho apontou para outra direção.

Ainda cursando engenharia, passou na prova do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e conseguiu ir para os Estados Unidos participar do MIT Global Entrepeneurship Bootcamp, curso de empreendedorismo com duração de três meses.

João Vitor Chaves
Revista Galileu | Divulgação

Durante sua estadia nos EUA, João conheceu pessoas do mundo inteiro e foi exposto a histórias e projetos que começaram a mudar sua visão sobre a vida. A partir de um projeto proposto, ele conseguiu enxergar uma latente no empreendedorismo e resolveu estudar sobre gestão de negócios e marketing.

João Vitor, então, optou por não finalizar a faculdade de engenharia bioenergética e começou a empreender.


Suno Research

Foi então que, aos 21 anos, ele decidiu largar os estudos e vir para São Paulo tentar algo novo. 

Por conta de uma campanha para sua estadia nos EUA, João conheceu Tiago Reis, que viu muito potencial no garoto e, em 2017, o chamou para trabalhar na sua empresa, a até então pequena Suno Research. 

João Vitor veio para São Paulo e foi o primeiro funcionário de uma organização de alguém que ele nem conhecia e ajudou a criar tudo do zero, desde o conteúdo e estratégia até a formação de equipes.

Através da aplicação da metodologia de growth hacking e da estratégia de receita previsível, João levantou a empresa que hoje conta com mais de cem funcionários e um faturamento anual multimilionário. Além disso, ele conseguiu trazer sozinho os funcionários e os clientes, além de aumentar o faturamento da companhia.

Em setembro de 2019, por conta da alta demanda na Suno, João Vitor acabou sofrendo um burnout e, ao decidir que era hora de diminuir o ritmo, resolveu sair da empresa. Contudo, Bruno Nardon, um dos investidores da Suno, percebeu o potencial de João Vitor e viu o quanto ele era bom no que fazia.


G4 Educação

Luccas Riedo, Tony Celestino e João Vitor
Luccas Riedo, CEO do G4 Educação; Tony Celestino, co-fundador do G4 Educação e CEO do G4 Club; e João Vitor, COO, Head de Growth e Sócio do G4 Educação | Divulgação

Em 2019, após uma conversa, os empreendedores Alfredo Soares, Tallis Gomes e Bruno Nardon, eles perceberam que possuíam práticas de negócio em comum relacionadas a gestão, growth hacking e vendas. 

Todos tinham construído negócios de sucesso do zero, cada um com uma expertise maior em um desses pontos. Assim, os três começaram a desenvolver uma ideia de como unir todo o conhecimento e experiência que possuíam e transformar em algo que pudesse contribuir com o crescimento de outras empresas, inclusive para segmentos tradicionais, trazendo abrangência e aplicabilidade.

Foi então que o Gestão 4.0 foi lançado, inicialmente com o Gestão 4.0 Imersão e Mentoria, evento presencial onde empresários de todo o Brasil se encontraram em São Paulo para aprender com os três mentores.

Em novembro do mesmo ano, João Vitor recebeu uma proposta para trabalhar no Gestão 4.0 pelo próprio Bruno Nardon. Na proposta, João seria o responsável pela estruturação e o crescimento do negócio.

Diferentemente da Suno, não foi necessária uma reestruturação do zero dentro do Gestão 4.0, mas houve uma grande renovação na forma de fazer marketing com uma criação de conteúdo direcionado para os três sócios, Alfredo Soares, Tallis Gomes e Bruno Nardon. 

Houve um crescimento significativo nas vendas, na organização da área e na consistência da produção e, hoje, João Vitor é um grande nome na empresa, sendo um dos maiores responsáveis pela gestão de processos.

Outra iniciativa muito bem-sucedida de João Vitor no G4 Educação foi o G4 Skills. Inicialmente chamado de G4 EDU, ele consiste em uma plataforma de educação corporativa para a capacitação de equipes por meio de trilhas de aprendizagem personalizadas de acordo com os skill gaps de cada área.

João Vitor teve a ideia e criou o MVP da plataforma, que hoje já está em sua versão definitiva e ajuda dezenas de empresas a potencializarem a performance de suas equipes e, por consequência, seus resultados organizacionais e financeiros.
Atualmente, João Vitor é COO, Head de Growth e Sócio do G4 Educação, além de ser mentor da imersão presencial G4 Growth e do G4 Growth Online.