Significado de White Label

É muito possível que você já tenha usado um serviço ou adquirido um produto desenvolvido a partir da lógica do White Label, ainda que não saiba qual o significado dessa expressão.

Entender o que é White Label amplia as oportunidades para gestores, visto que se trata de um modelo de negócio em expansão, principalmente quando falamos de negócios digitais. Saiba mais a seguir!

O que significa White Label?


O termo White Label pode ser traduzido como “etiqueta branca” e consiste na terceirização da criação e desenvolvimento de um produto ou serviço e venda do direito de uso à empresa contratante.

A ideia por traz do White Label é que um produto ou serviço genérico possa ser customizável pela marca contratante e comercializado como próprio, ainda que essa empresa não disponha dos direitos de criação e direitos autorais.

A expressão também é entendida como “permissão de uso”, pois viabiliza justamente que marcas adquiram o direito de comercializar ou usar um produto/serviço desenvolvido por uma terceira.

O White Label surgiu no contexto do Hip Hop norte-americano nos anos 1980 com as gravadoras identificando uma oportunidade de negócio ao enviar para DJs faixas que podiam ser reproduzidas e alteradas, ou seja, uma bandeira branca para edições, personalizações e comercialização.

Como funciona o modelo de negócio White Label?

No modelo de negócio White Label uma empresa desenvolve um produto ou serviço e vende a permissão de uso para que outras marcas comercializem o item como se fosse delas.

Essa prática é particularmente comum no setor tecnológico, no qual a criação, desenvolvimento e patenteamento de soluções são custosos e demandam conhecimento específico.

A prática tem se popularizado, por exemplo, no e-commerce, no qual os lojistas contratam uma plataforma e customizam para criar uma loja virtual em vez de criar toda a tecnologia do zero.

Nesse caso, o lojista adquire a permissão de uso e personaliza a plataforma como se fosse uma solução própria.

9 Vantagens do modelo de White Label:

O modelo de White Label promove diversas vantagens às empresas que adotam esse modelo em etapas da estruturação do empreendimento, como:

  1. redução de custos para desenvolvimento de produtos e serviços;
  2. acesso a soluções criadas por mão de obra especializada;
  3. otimização dos processos;
  4. maior agilidade na entrega de produtos e serviços;
  5. mais facilidade para ingressar no mercado;
  6. maior possibilidade de executar planos de expansão;
  7. ampliação dos serviços e produtos;
  8. autonomia para definir preços de revenda;
  9. liberdade para personalizar produtos e plataformas.

Desvantagens:

Já a principal desvantagem do modelo seria que a empresa não detém os direitos de criação do produto ou serviço e pode promover uma experiência genérica ao cliente quando não investe na customização do item adquirido sob white label.

Qual a diferença entre White Label e Private Label?

Uma confusão comum é em relação às diferenças entre White Label e Private Label e também ao modelo de franchising. Entenda a seguir:

  • Private Label: traduzido como “marca privada ou secreta” consiste no modelo no qual uma empresa é contratada para produzir o produto ou serviço, mas toda a gestão é realizada pela empresa contratante que detém os direitos sobre o produto;
  • Franchising: no modelo de franquia, o franqueado adquire o direito de comercialização, mas não pode alterar processos, layout ou gestão que são padronizados.

O modelo de negócio White Label, portanto, oferece benefícios e praticidade aos empreendedores, especialmente àqueles que estão começando um empreendimento próprio.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram