O método OKR foi desenvolvido inicialmente na Intel e conquistou muitas empresas do segmento tecnológico, como o Google, que adotou a técnica ainda na década de 1990 e a usa até hoje.
O OKR é uma das formas de fazer com que a empresa alcance resultados com clareza e objetividade.
O que significa OKR?
OKR é a sigla para Objective and Key Results que pode ser traduzido como Objetivo e Resultados-Chave.
De forma objetiva, a metodologia define os principais objetivos de uma empresa. Cada objetivo deve deixar claro o que será buscado e além disso, manter o “squad” engajado para a missão.
Os Key Results são uma espécie de bússola que determina o quanto a empresa está próxima aos objetivos definidos.
Leia também: OKR: O que é, Metodologia, Exemplos, Conceitos e Livros
O OKR trata-se de um método que visa simplificar a definição de objetivos corporativos e oferece clareza para saber se ele foi alcançado ou não.
Dois componentes básicos são o que fazem a fórmula funcionar:
Uma forma de entender o que é OKR é considerar a fórmula de definição de metas de John Doerr, executivo que era da Intel e introduziu o método no Google:
Eu vou (objetivo) medido por (resultados-chave).
É justamente a simplicidade do modelo que garante os diversos benefícios da técnica, como transparência, objetividade, clareza e agilidade.
Logo ao conhecer o método OKR é comum confundi-lo ou associá-lo aos KPIs – Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho.
Uma forma de distingui-los é pensar no OKR como uma metodologia que visa levar à empresa de um ponto a outro.
Os KPIs, entretanto, são indicadores que contribuem no monitoramento de uma estratégia em andamento.
Um KPI pode ser usado, por exemplo, como métrica para monitoramento do objetivo estipulado, funcionando como um resultado-chave.
Vamos explicar melhor: se o objetivo é enriquecer a experiência do cliente, uma forma de medir isso é por meio do Net Promoter Score (NPS) que, de acordo com as metas do negócio, pode ser visto como uma KPI.
Mas o resultado-chave deve ser mais específico, indicando não apenas qual a métrica que será acompanhada, mas qual o valor específico que se deseja alcançar, por exemplo, uma porcentagem de aprovação superior a 70% no NPS.
Confira abaixo de forma visual o que é um KPI:
O que é KPI e como medir os indicadores KPI?
Uma das características do OKR é poder ser revisado com periodicidade menor, como a cada trimestre, estabelecendo metas condizentes com esse período.
Quando falamos dos objetivos do método OKR a ideia é que ele seja curto, fácil e simples. Uma frase direta, como: encantar o cliente, aumentar as vendas, lançar um produto, reformular o site etc.
Também é importante que os objetivos estejam associados aos valores, visão e missão da companhia, ajudando a alcançar objetivos de maior prazo. Além disso, eles devem ajudar na inspiração da equipe que o vê como desafiador, mas alcançável.
Já no que se refere aos resultados-chave é importante definir com clareza quais serão as métricas usadas para visualizá-los e estabelecer, no máximo, 5 resultados associados a um objetivo.
Vamos ver como isso vai funcionar na prática? Confira três exemplos a seguir.
Exemplo 1 – Eu vou reduzir a taxa de churn medido por churn rate menor que 5% por 6 meses consecutivos, cadastro de 60% dos clientes atuais no programa de fidelidade e treinamento de 100% dos atendentes em 3 meses.
Exemplo 2 – Eu vou fidelizar meus clientes medido por dobrar a taxa de recompra no período de 12 meses, fazer pesquisa de satisfação com, pelo menos, 50% da minha base e aumentar o NPS de 40% para 60% em seis meses.
Exemplo 3 – Eu vou lançar o site novo medido por contratar uma agência especializada em até um mês, definir o layout final do novo site em até dois meses, desenvolver o novo conteúdo em até três meses e fazer a migração em até cinco meses.
Portanto, o método OKR pode ser usado em diferentes contextos empresariais para alavancar desde objetivos mais focados nos resultados do negócio, até aqueles mais associados às demandas operacionais.