Significado de E-commerce
Em novas vendas

O E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico é uma forma de comércio online que permite que as pessoas comprem e vendam produtos e serviços através da Internet.

O comércio eletrônico inclui qualquer tipo de transação comercial que ocorre online, quase todos os produtos e serviços imagináveis ​​estão disponíveis por meio de transações de comércio eletrônico, incluindo livros, músicas, passagens aéreas e serviços financeiros, como investimentos em ações e serviços bancários online. Como tal, é considerada uma tecnologia muito disruptiva.

Principais tipos de E-commerces

Existem três principais modelos de comércio eletrônico: o comércio B2B (business-to-business), o comércio B2C (business-to-consumer) e o comércio C2C (consumer-to-consumer).

O comércio B2B é quando uma empresa vende produtos ou serviços para outra empresa, enquanto o comércio B2C é quando uma empresa vende produtos ou serviços para o consumidor final.

O comércio C2C é quando um consumidor vende produtos ou serviços para outro consumidor, geralmente através de um site de marketplace, como o americanas, amazon, mercado livre, magalu, etc.

Vantagens do E-commerce

As principais vantagens do comércio eletrônico para as empresas são a redução de custos, aumento da eficiência, acesso a novos mercados, escala e aumento da competitividade.

As principais vantagens do comércio eletrônico para os consumidores são a conveniência, a variedade de produtos e serviços disponíveis, a facilidade de comparar os preços e a comodidade de fazer compras online de qualquer lugar do mundo.

Desvantagens do E-commerce

As principais desvantagens do comércio eletrônico para as empresas são a falta de contato físico com o cliente, a dificuldade de criar um relacionamento com o cliente e a dificuldade de obter feedback.

Já as desvantagens do comércio eletrônico para os consumidores são o risco de fraude, a dificuldade de obter suporte após a venda e a entrega de produtos defeituosos.

O que significa o termo e-commerce?

A origem do termo e-commerce vem do inglês, o “E” vem de Ethernet e Commerce de comércio, ou seja, ao pé da letra pode-se traduzir como comércio através da internet ou comércio eletrônico.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer