Significado de Partnership

Nos últimos anos, tem ganhado destaque o termo “Partnership” que poderia ser traduzido de forma literal como “parceria”, mas que adquire sentidos mais amplos quando estamos falando de modelo de negócio.

Considerar o sistema de partnership pode ser uma transformação importante na estrutura da empresa e também nos seus resultados e solidez. Saiba mais a seguir!

O que é Partnership?

Apesar da tradução direta como parceria, no contexto empresarial o termo partnership pode ser mais bem compreendido como sociedade.

Operar no modelo de partnership significa ampliar o número de sócios da empresa e não no sentido de ter qualquer pessoa na sociedade, mas um público muito específico: os colaboradores.

Nesse sistema, os colaboradores adquirem uma participação na sociedade da empresa, o que incentiva o engajamento e comprometimento com o sucesso do negócio.

Como funciona o modelo?

Pode-se entender que o modelo partnership está atrelado diretamente com a cultura organizacional e gerencial da empresa, pois consiste em uma estratégia de incentivo de longo prazo.

Um dos principais objetivos é a retenção de talentos, o que é particularmente interessante em setores mais competitivos, como o tecnológico e o financeiro, mas não apenas.

A forma como a empresa vai estruturar o modelo, entretanto, varia de acordo com as escolhas gerenciais, mas o foco é que a oportunidade de se tornar um sócio esteja atrelada com o plano de carreira.

Um exemplo de empresa que adota o modelo partnership é a XP Investimentos.

Nesse caso, cerca de 25% dos colaboradores são sócios, não há tempo mínimo para ser sócio, mas a média é de 2,3 anos de casa, e mais de 100 sócios não estão em cargos de liderança.

Portanto, tornar-se sócio da empresa não significa ocupar cargos gerenciais ou mesmo ser o CEO e sim engajar profissionais dos diferentes departamentos e hierarquias em um modelo voltado ao desenvolvimento da companhia.

Também não há regras referentes à porcentagem de colaboradores que se tornam sócios, tempo de casa, área de atuação etc. O fundamental é que a possibilidade esteja atrelada ao mérito profissional.

Quais as vantagens e desvantagens do modelo de partnership?

A maior adesão ao sistema partnership tem ocorrido em segmentos altamente competitivos nos quais a retenção de talentos é um desafio.

Esse desafio é particularmente crítico no Brasil, uma vez que o país apresenta elevada rotatividade de profissionais. Considerando esse contexto, algumas vantagens associadas ao modelo partnership podem ser particularmente benéficas como:

  • engajamento: o colaborador que também é sócio tem maior interesse do sucesso da empresa, engajando-se mais no desenvolvimento do negócio;
  • retenção de talentos: uma vez que passa a ser sócio e tem interesse direto no crescimento do negócio, as chances de turnover diminuem;
  • cultura organizacional: há mais clareza e comprometimento por parte de gestores e colaboradores na estrutura e valores organizacionais da companhia, solidificando a cultura local.

Apesar dos benefícios, tais objetivos podem ser frustrados quando o sistema de partnership não é bem estruturado, sendo essa a principal desvantagem da opção.

É fundamental que todos os colaboradores tenham clareza sobre a estrutura operacional da empresa, reduzindo riscos de descontentamento e atritos.

O modelo partnership tem elevado potencial positivo ao crescimento dos negócios, mas é fundamental que todos os envolvidos, como sócios, gestores e colaboradores estejam alinhados sobre sua adoção.

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram