Significado de Hard Skills

O que são hard skills?

O termo hard skills pode ser traduzido como “habilidades difíceis”, mas é mais bem compreendido quando falamos em habilidades técnicas de um profissional.

As hard skills são aquelas aptidões desenvolvidas e que podem ser comprovadas por meio de cursos, diplomas, certificações ou mesmo na prática.

Por exemplo, se um profissional tem um certificado de fluência de inglês de uma escola, mas também se consegue manter uma reunião inteira em inglês em nível satisfatório essa habilidade é comprovada.

Exemplos de hard skills mais procuradas:

O termo hard skills está diretamente associado ao mercado de trabalho e, mais especificamente, com o momento de seleção.

Ao procurar emprego, por exemplo, o profissional busca pelas exigências da vaga, avaliando se cumpre os requisitos, sejam eles de qualificação ou competências exigidas para desempenhar a função.

Existem algumas hard skills mais comuns entre os recrutadores, mas elas dependem diretamente da área de atuação e descrição da vaga. Alguns exemplos incluem:

– fluência em inglês;
– aptidão no pacote Office, especialmente Excel;
– edição de vídeos e imagens;
– gestão de pessoas;
– gestão de projetos;
– análise de dados;
– programação em Javascript, PHP e outras linguagens;
– boa redação.

Em geral, mas não é uma regra, vagas mais disputadas de cargos de maior responsabilidade dentro da empresa vão demandar mais habilidades técnicas por parte dos profissionais, o que não significa que as soft skills não são importantes.

As soft skills, ou habilidades comportamentais, são as aptidões mais intangíveis, mas igualmente importantes, no desenvolvimento profissional, como comunicação, organização, atuação em equipe, flexibilidade, gestão do tempo, liderança e outras.

Como desenvolver suas hard skills?

Não existe uma habilidade, seja técnica ou comportamental, determinante no sucesso profissional. Tudo vai depender da área de atuação e objetivos profissionais.

Uma pessoa sem liderança terá dificuldades em ocupar um cargo gerencial ainda que tenha excelentes habilidades técnicas, mas igualmente a qualificação comportamental não suprirá a falta nas hard skills.

Tanto as hard skills como as soft skills podem ser desenvolvidas por um profissional para viabilizar as conquistas almejadas na carreira. 

No caso específico das hard skills, algumas estratégias para desenvolver essas habilidades incluem:

  • faça cursos de qualificação focados nas habilidades técnicas que precisa desenvolver;
  • busque experiência prática participando de projetos paralelos ou com remuneração inicialmente menor daquela que você almeja no longo prazo;
  • busque orientação de um mentor ou de uma pessoa mais experiente que você;
  • conquiste certificações que comprovem sua habilidade técnica. Na área de TI, por exemplo, algumas certificações internacionais podem valer mais do que uma graduação.

Entenda ainda que você não precisa ser excelente em todas as hard skills frequentemente exigidas na sua área. É fundamental para o desenvolvimento profissional avaliar estrategicamente em quais habilidades vale mais a pena investir seu tempo.

Também é inteligente ponderar quais habilidades você já tem e precisam ser aprimoradas e quais você precisa desenvolver desde o zero, o que demandará mais tempo e esforço.

Portanto, a solidificação das hard skills passa por uma etapa estratégica que deve ser alinhada à sua visão e metas profissionais, assim como tempo de dedicação para aprimorar as habilidades mais valorizadas na sua área.

Referências:
AIESEC
GUPY

Saiba mais: outros termos que você precisa conhecer.

Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No G4 Educação nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram