Quem é Gabriel Costa?

Gabriel Costa, natural de Belo Horizonte e mais conhecido como Mineiro, é um dos grandes nomes de Growth no Brasil e do nosso Curso de Growth. Cresceu em uma família muito simples mas sempre recebeu muito auxílio financeiro de seus tios, principalmente no que se referia à educação.

Foi esse incentivo durante toda a vida que fez com que Mineiro conseguisse o décimo lugar o décimo lugar em engenharia de alimentos na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Em seu primeiro ano, o CMO já estava envolvido em diversas pesquisas e  atividades dentro do campus. Percebeu ali, que a Unicamp seria essencial para duas coisas: criar sua independência e abrir portas.

Nesse sentido, resolveu então morar fora por um programa que havia sido aberto para pesquisas e, como mineiro sempre foi muito competitivo, a decisão foi  tomada sem muitos problemas.

Gabriel Costa: CMO na Singu e Mentor do G4 Growth
Gabriel Costa: CMO na Singu e Mentor do G4 Growth

República Tcheca e Alemanha

Gabriel Mineiro decidiu ir para  a República Tcheca, um local com uma cultura muito forte e muito bonita, sendo conhecido por ser o maior consumidor de cerveja do mundo e representando grande parte dos negócios locais voltados para esse produto. 

O CMO ficou apenas três meses fazendo estágio no país e então, trancou o semestre para conhecer a Alemanha, local que o fez perceber através do trabalho com grandes nomes do empreendedorismo, que não queria trabalhar mais com alimentos.

Voltou para o Brasil decidido a mudar sua direção, descobrindo na prática o que gostava ou não. Entendendo que não era alguém acadêmico, ingressou no mundo dos negócios.

Empreendemia

Antes de morar na Alemanha, Mineiro já conhecia Millôr Machado (atual CO-Founder GPS de gestão) da Unicamp e assim que voltou para o país, foi chamado para integrar o time em 2010 como o primeiro contratado da empresa. A empreendemia foi sua primeira grande escola, pois foi onde aprendeu tudo sobre marketing digital, produtos e assuntos relacionados.

A empresa era uma plataforma para conectar empreendedores de diversos lugares, e muito da geração de leads vinha do blog, pois ele servia de mídia. O negócio gerava receitas e recebia investimentos, mas não recebia grande retorno financeiro. Ficou três anos e acabou vendendo o “Saia do Lugar” (blog) para a Rock Content e faliram logo depois. 

Repensando os passos, o grande motivo para a falha pode ter vindo do fato de serem pessoas muito novas em um grande mercado, fazendo com que não conseguissem ir pra frente.

Resultados Digitais (RD Station)

Com o fim do Empreendemia, Mineiro foi chamado para integrar a RD Station (antiga Resultados Digitais). Com grande alcance, a plataforma chegou a atingir um milhão de visitas ao mês, gerando leads B2B e também leads através do tráfego pago. Em suma, sua evolução foi orgânica.

Foi na RD que Gabriel Costa cresceu realmente no marketing digital e com o growth. Com ambição de ser sócio, Mineiro trabalhava muito e todos os dias. Chegou a ter 70 finais de semana consecutivos de trabalho. Ao ganhar ações, ele desacelerou.


Gabriel Costa: CMO na Singu
Gabriel Costa: CMO na Singu

A Singu, startup de delivery de beleza com Tallis Gomes como CEO, fez um convite a Mineiro que mudaria todo o rumo de sua história. Apesar de grandes projetos encaminhados na RD, Gabriel viu grande oportunidade de crescimento dentro da Singu. O convite, formalizado por Talllis, já estava feito.

Após uma demorada deliberação e sendo uma decisão difícil, Mineiro aceitou devido aos projetos que estavam encaminhados na startup. Existe uma grande parceria e alinhamento com Tallis Gomes, fazendo com que o negócio cresça de forma adaptável e sustentável.

Ser CMO de uma empresa com o nome da Singu tem grande importância, mas suas referências de growth o auxiliam a exercer seu papel sem muitos problemas e com grande efetividade.