Winston Ling
Brasileiro
Santa Rosa, RS, Brasil
Empresário e investidor
Olvebra, Évora
Winston Ling é um investidor e empresário brasileiro que atua nos segmentos de agronegócio, importação e exportação.
Ele é filho do empresário chinês Sheun Ming Ling, que é creditado como um dos pioneiros da soja no Brasil. Sheun Ming Ling se estabeleceu no Brasil nos anos 1950 e fundou a Olvebra e a Petropar. A Olvebra foi criada para fazer o processamento de soja em óleo. A Petropar, que mais tarde mudaria para Évora, é uma empresa de produtos químicos.
Ele é um dos acionistas da Fitesa, segunda maior fabricante de fibras de polipropileno do mundo.
Winston Ling começou a trabalhar nas empresas do pai e depois subiu no comando e começou a tocar também seus próprios investimentos.
Através da Wintech Ventures, ele faz aportes em startups. Winston também adquiriu os direitos da franquia Miss Brasil, que faz parte da franquia Miss Universo, em 2020. A transmissão do evento também era feita pela Soul TV, empresa de Ling que contava com canais interativos. Em 2022, ele transferiu os direitos para outro diretor.
Winston Ling faz parte da “escola de Chicago” e defende o liberalismo econômico. Ele fundou o Instituto Ling, que defende o ideário neoliberal, seguindo o posicionamento dos políticos mais à direita do Partido Republicano dos Estados Unidos. Foi ele quem apresentou o empresário Paulo Guedes a Jair Bolsonaro, em 2017.
O empresário mora em Hong Kong, de onde dirige os negócios no Brasil.
“Quando eu me mudei para a China, em 2001, era um lugar onde tudo era muito livre, rápido e a economia crescia a taxa de dois dígitos ao ano. E eu acho que o Brasil vai ser a nova China.”
“O Brasil precisa aprender mais sobre a China. A China conhece mais o Brasil do que o Brasil conhece a China. Esse preconceito contra a China prejudica o aprendizado que o Brasil precisa fazer para poder tirar mais e melhores vantagens do seu relacionamento com ela.”
“O Brasil deveria saber o que precisa e quer da China, e também saber o que não quer, e precisa evitar. Se isso ficar claro, especialmente para o público doméstico, muito da histeria contra a China desaparecerá.”
“Sou do tipo que gosta de se aproximar das pessoas e evangelizar sobre o liberalismo.”