A jornada de Vera Wang não é apenas de expressão artística, mas de visão estratégica e espírito empreendedor. Em sua busca por inovação e seu compromisso com uma visão de moda e qualidade, ela redefiniu os padrões do mercado de vestimentas para casamentos, ao mesmo tempo em que estabeleceu um novo padrão de excelência nos negócios.
Com seu olhar apurado para os detalhes e compromisso com a qualidade, Vera vestiu inúmeras noivas com vestidos que incorporam elegância, graça e sofisticação. Muito antes da ascensão das redes sociais, ela entendeu o poder que as fotos de noivas vestindo modelos Vera Wang tinham de influenciar mulheres e provocar o desejo do "vestido perfeito".
Em 2013, Vera Wang recebeu o CFDA Lifetime Achievement Award, prêmio mais alto da indústria da moda e reconhecimento por sua conquista e sua consistência em uma carreira normalmente associada a tudo que é efêmero. Ela também aparece na série "100 Mulheres", da BBC, que enfoca as realizações de mulheres em todos os setores.
Desde seus primeiros dias como uma figura de destaque no mundo da patinação artística até sua ascensão como ícone da moda, a jornada de Vera Wang é um testemunho da combinação de determinação, criatividade e perspicácia comercial.
Nascida e criada na cidade de Nova York, filha de pais imigrantes chineses, desde cedo Vera foi exposta à cultura vibrante e à diversidade da cidade. Esses elementos tiveram um papel fundamental na formação de sua visão criativa e de seu espírito empreendedor.
A incursão de Wang no mundo da moda começou de forma inesperada. Inicialmente, Vera acreditava em uma carreira na patinação artística. No entanto, uma lesão acabou com seus sonhos de competir profissionalmente, o que a levou a se voltar para uma carreira na moda.
Formada em História da Arte pelo Sarah Lawrence College e apaixonada por design, Wang conseguiu seu primeiro emprego no setor como editora da revista Vogue. Na época, ela se tornou a mais jovem editora a ter esse cargo.
Foi durante seu tempo na Vogue que Vera Wang aprimorou seu olhar para o estilo e cultivou relacionamentos com algumas das figuras mais influentes do setor. Seu trabalho na prestigiada publicação trouxe insights valiosos sobre o funcionamento interno do mundo da moda e lançou as bases para seu futuro sucesso como designer e empresária. Ela deixou a Vogue em 1987 e foi trabalhar com acessórios na Ralph Lauren.
Em 1990, Vera Wang deu um passo ousado e criou sua própria empresa, Vera Wang Bridal House. Vera entendeu que havia uma lacuna no mercado de vestidos de noiva e que se ela usasse seu conhecimento em alta costura, poderia não apenas mudar, mas se destacar nesse segmento.
Inspirando-se em sua própria experiência com casamentos e em seu amplo conhecimento da história da moda, Vera revolucionou um setor repleto de tradições com seus designs inovadores e seu trabalho artesanal impecável. Sua capacidade de capturar o clima de romance, a sofisticação, mas com silhuetas modernas e um toque contemporâneo elevaram sua marca e a tornaram uma líder de mercado.
Como suas clientes tinham um perfil social elevado, tornou-se comum ver fotos de mulheres famosas vestidas de noiva com a marca Vera Wang. Graças a um senso de negócio afiado, ela transformou o setor ao trazer um aspecto de alta moda para um momento tão tradicional. Muitos designers famosos depois passaram a fazer vestidos de noiva, após o sucesso de Vera Wang.
À medida que seu negócio de noivas prosperava, Vera Wang expandiu sua marca para outras áreas do setor de moda, incluindo pret-a-porter, acessórios, fragrâncias e artigos para o lar. As colaborações com parceiros como a Kohl's e a David's Bridal, impulsionaram ainda mais a marca de Wang para o mainstream, consolidando seu status como um nome importante e uma power player no ramo da moda.
"Quando você tem paixão por algo, a tendência é não apenas a ser melhor nisso, mas também se esforçar mais."
"Eu nunca pensei que seria bem-sucedida. Parece que, na minha cabeça, em tudo o que fiz, nunca consegui atingir o objetivo. Mas sempre fui capaz de deixar as decepções de lado. O sucesso não tem a ver com o resultado final; tem a ver com o que você aprende ao longo do caminho."
"Eu sempre vejo onde não fiz as coisas da maneira correta. Só vejo o trabalho pesado. Isso é um pouco da minha sabedoria, se você quiser chamá-la assim."
"Não tenha medo de dedicar tempo para aprender. É bom trabalhar para outras pessoas. Eu trabalhei para outras pessoas por 20 anos. Eles me pagaram para aprender."
"No final, não se trata de fracasso, mas de quanto você ama o que faz."