Robinson Shiba

Robinson Shiba
Nome completo:

Robinson Shiba

Nacionalidade:

Brasileiro

Data de nascimento:

1971

Local de nascimento:

Maringá, Paraná

Ocupação:

Empresário

Dono(a) da(s) Empresa(s):

TrendFoods

Patrimônio Líquido Estimado:

Cônjuge:

Filhos:

Formação:

Odontologia

Sobrenome:

Quem é Robinson Shiba?

Robinson Shiba é o empresário que transformou a rede China in Box em uma história de muito sucesso no Brasil. Ele trouxe o modelo de comida pronta dos Estados Unidos, e trabalhou para ampliar a rede, que mais tarde adotaria também o modelo de franquias.

O empresário entendeu logo cedo que a marca China in Box era um enomr asset da companhia e trabalhou aspectos de branding e marketing para "gravar" o nome da companhia na mente das pessoas. O resultado foi a ampliação em pouco tempo da rede de franquias, inclusive com anúncios em TV aberta durante transmissões de jogos da Seleção Brasileira.

Shiba vendeu a China in Box para a TrendFoods, dona também da rede de comida japonesa Gendai, mas continuou atuando na companhia.

Ele se tornou uma figura conhecida do grande público quando participou do programa Shark Tank Brasil, como investidor, ao lado de Carlos Wizard (Wizard e Mundo Verde), João Apolinário (Polishop), Camila Farani (Gávea Angels), Cristina Arcangeli (Phytoervas Fashion e beautydrink) e o cantor Sorocaba (Fernando e Sorocaba).

Após sofrer um acidente, Robinson Shiba se afastou do dia a dia dos negócios.

Trajetória

Robinson Shiba conviveu desde cedo com a postura empreendedora da família, de onde tirou lições importantes para sua vida e seus negócios. Seu avô, descendente de imigrantes japoneses, abriu uma loja de construção com o pai de Shiba, que era dentista. Isso fez com que o menino passasse boas horas prestando atenção ao jeito do avô negociar, enquanto seu pai se dividia entre o consultório dentário e o negócio.

Com 12 anos, Shiba passou a trabalhar em uma lanchonete de Marília. Somente em 1992 ele se mudaria para São Paulo para estudar e construir uma carreira.

Em um movimento para ampliar seu domínio da língua inglesa, Shiba foi para os Estados Unidos. A ideia era ficar dois meses e tornar-se fluente. Mas ele acabou sendo assaltado e, sem recursos, arrumou um emprego em um restaurante para pagar as contas. Com a curiosidade atiçada, ele acabou ficando um ano e aprendeu muito sobre a cultura norte-americana e também seus hábitos de consumo e modelos de negócio.

Foi justamente de sua observação do sucesso dos serviços de comida oriental que ele pensou em trazer o modelo para o Brasil.

China in Box e Gendai

Com um empréstimo de R$ 25 mil do pai, Robinson Shiba inaugurou a primeira loja da rede China in Box, em 1992. A empresa, que fez sucesso logo de saída, se tornaria um sinônimo de comida oriental e transformou pratos como o yakisoba em opções populares entre consumidores.

Em dois anos, a China in Box já contava com 50 unidades em todo o país. Hoje é o maior delivery de comida chinesa da América Latina, com 144 lojas no Brasil.

Para ampliar as operações da China in Box, Shiba uniu-se a Carlos Sadaki e a membros das famílias Ohara e Sugiyama para fundar a TrendFoods, que passou a controlar a marca.

Desde o início, Shiba mostrou uma visão de negócio e implementou inovações que foram bem-recebidas pelos clientes. Além de inovar com a oferta de comida chinesa em embalagens de papel, ele deixou a cozinha à vista dos clientes nas lojas. Isso aumentou o grau de confiança dos clientes no produto final e espantou a imagem preconceituosa em relação à culinária chinesa.

Na outra ponta, Robinson Shiba investiu em tecnologia na gestão dos restaurantes. Ele acabou criando um sistema de pedidos pioneiro no Brasil.

A inovação se estendeu à gestão de pessoas: os novos funcionários do China in Box passavam por um treinamento para entender como fazer um trabalho mais eficiente, informar melhor o cliente e oferecer uma boa e rápida experiência. A companhia também ofereceu benefícios, como plano de saúde e previdência privada, que ajudou a reter talentos e construir uma cultura de excelência na companhia.

Usando o mesmo princípio, Shiba criou a rede Gendai, especializada em culinária japonesa. Todas as lições do China in Box foram usadas para levar ao rápido crescimento. Com essas duas operações, ele e os sócios criaram a empresa TrendFoods para administrar os dois negócios.

Em fevereiro de 2019, Robinson Shiba sofreu um grave acidente de moto que o deixou em coma no hospital. Apenas em maio ele voltaria a se manifestar, com um post nas redes sociais. Desde 2020, o executivo Carlos Sadaki estava à frente da China in Box.

Em outubro de 2021, a marca mudou de mãos: o Grupo Trigo adquiriu a TrendFoods e tornou-se controladora das marcas China in Box e Gendai. A empresa é dona da Spoleto, Gurumê e KoniStore, entre outras. O valor da operação não foi divulgado.

Frases

"Se não houver felicidade, negócio vira uma tortura."
"Eu realmente, desde a infância, sempre acreditei muito naquilo que ia fazer. Acreditava ser um bom jogador de futebol, bom lutador de judô. Qualquer que eu fizesse, eu acreditava. E me esforçava para tentar dar o melhor de mim."
"Sempre serão pessoas que estarão à frente de qualquer coisa. Ou produzindo e vendendo, ou comprando, criticando e elogiando. Então, se você perder esse lado de pessoas, você dificilmente irá ter uma empresa que tem alguma chance de prosperar."
"Eu cresci nos fundos de uma loja para material de construção, que era do meu pai em sociedade com meu avô. Eu diariamente recebia mentoria, que na época era bronca. Quando me comprometia a ajudá-los na loja, tinha de chegar no horário. Eles falavam que se você é filho do dono e neto do proprietário, você tem de ser a referência para todos os funcionários."

Conheça o treinamento associado a este mentor

No items found.

Perfis relacionados a

Robinson Shiba