Roberto Luiz Justus
Brasileiro
30 de abril de 1955
São Paulo, São Paulo
Empresário
Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Uma grande parte das pessoas conhece Roberto Justus pelo bordão “Você está demitido”. Como apresentador do programa “O Aprendiz”, versão brasileira de “The Apprentice”, ele tinha a incumbência de decidir quem ficaria na atração para concorrer a um bom emprego e quem iria para casa de mãos vazias. Mas ser apresentador de TV é apenas mais uma das experiências na carreira de Justus.
Gameshow host, entrevistador, publicitário e empresário, Roberto Justus fez a passagem de uma carreira bem-sucedida à frente do grupo NewComm, que ele fundou, para construir sua própria marca quando o fenômeno das celebridades começou a ganhar corpo. Durante algum tempo, como muitos empreendedores brasileiros, ele conviveu com os dois segmentos.
Justus ocupou o cargo de chairman da NewComm até 2015, quando vendeu todas as suas ações para a WPP. No negócio, ele se despediu das agências Y&R, Wunderman, VML, Grey Brasil, Red Fuse e Ação Premedia, para apresentar programas como “Power Couple” e “A Fazenda”. Nos últimos anos, ele tem trabalhado sua marca pessoal e está mais ativo nas redes sociais.
Roberto Justus começou sua carreira como publicitário em 1987, ao fundar sua própria agência, a NewComm. Sob sua liderança, a NewComm cresceu e se tornou uma das principais agências de publicidade do Brasil. Justus foi pioneiro em estratégias inovadoras de marketing e comunicação, conquistando reconhecimento e prêmios em todo o setor. Sua habilidade em identificar e capitalizar tendências ajudou a solidificar sua reputação como um dos publicitários mais respeitados do país.
Com a expansão dos negócios, a NewComm passou a adquirir outras agências. A partir de 1998, o Grupo NewComm passou a controlar gradativamente uma série de agências, incluindo Y&R, Wunderman, VML, Grey Brasil, Red Fuse e Ação Premedia. Tornou-se uma das principais redes de comunicação do Brasil e da América Latina.
Em 2004, Roberto Justus tornou-se sócio da WPP, o maior conglomerado de comunicação do mundo. A partir de 2011, Marcos Quintela, que assumiu a presidência do Grupo NewComm em fevereiro de 2016, também passou a integrar a sociedade. Justus vendeu todas as suas ações da WPP e deu adeus ao ramo da publicidade em 2015.
Em 2004, Roberto Justus expandiu seus horizontes ao entrar no mundo da televisão como apresentador. Sua estreia como apresentador ocorreu no reality show "O Aprendiz", uma versão brasileira do programa norte-americano "The Apprentice". Justus trouxe sua experiência em gestão de negócios para o programa, tornando-se conhecido por sua abordagem direta e objetiva ao avaliar o desempenho dos participantes.
Sob a batuta de Justus, "O Aprendiz" tornou-se um sucesso instantâneo e uma das séries mais assistidas da televisão brasileira. A combinação de carisma, experiência empresarial e habilidades de comunicação o destacou como um dos apresentadores mais populares do país. O empresário passou a ser reconhecido na rua e o bordão “Você está despedido(a)” passou a ser ouvido em todo lugar.
O sucesso de “O Aprendiz”, que foi ao ar até 2009 nesta primeira jornada, levou a Record a colocar Justus à frente de outras atrações. Ele participou dos programas “Power Couple” e “A Fazenda”, consolidando ainda mais sua presença na mídia. Mas críticas do público de que lhe faltava um tom mais informal e mais próximo do entretenimento para comandar esses reality shows acabou fazendo com que a emissora não desse continuidade a seu contrato.
Em 2013, Roberto Justus apresentou mais uma edição de “O Aprendiz”, que tinha como subtítulo “O Retorno”, promovendo uma disputa entre pessoas que já haviam participado do programa anteriormente. Ele também esteve à frente do talk show "Roberto Justus +", que foi exibido de 2012 a 2016. Teve ainda uma passagem pelo SBT, em que apresentou os game shows "Um Contra Cem" (2009-2010) e "Topa ou Não Topa" (2010-2011).
Ao longo de sua carreira na televisão, Roberto Justus continuou a diversificar suas atividades empresariais, explorando oportunidades em diversos setores, incluindo imóveis e investimentos. Sua capacidade de se adaptar e inovar o manteve relevante tanto nos negócios quanto no entretenimento.
Roberto Justus é um exemplo de como a determinação, o talento e a visão podem levar ao sucesso em múltiplos campos. Sua trajetória inspira aspirantes a empreendedores e profissionais da mídia, destacando a importância de buscar constantemente novos desafios e oportunidades de crescimento.
"Os primeiros passos só são realmente difíceis para quem tem medo do que é novo. Às vezes, ao perder uma batalha, descobrimos uma nova maneira de ganhar a guerra."
"Educação não te dá só poder. Te dá liberdade para pensar! Te dá condição de competir! Te dá condição de crescer na Vida de uma forma muito mais completa!"
"Sempre repeti que dinheiro não traz felicidade - mas certamente felicidade ajuda a trazer dinheiro."