Livia Chanes
Brasileira
CEO do Nubank
CEO do Nubank
Mestrado em Transporte e Sustentabilidade na Ecole des Ponts ParisTech (2005-2006), MBA no INSEAD (2009)
A CEO do Nubank Brazil, cargo que foi criado para ela e com o qual assumiu a liderança da fintech no país, antes sob o comando de Cristina Junqueira, construiu uma carreira com passagens pelo Itaú e pela McKinsey. Seu foco no produto fez com que o Nubank, onde iniciou sua jornada em 2020 como VP de Produto e avançou para Country Manager, lançasse mais de 50 novos produtos e serviços. A estratégia se refletiu em um crescimento de mais de 20 milhões de novos clientes. A conquista lhe valeu um lugar na diretoria executiva da Nu Holdings.
Segundo Livia, a atração para trabalhar no Nubank veio da possibilidade de criar produtos do zero em uma empresa que está sendo construída e com um enorme potencial de crescimento.
Entre as novidades que o Nubank lançou sob sua gestão estão recursos para empreendedores e soluções de segurança, como o Modo Rua (que permite bloquear o uso do cartão quando se está circulando em áreas de grande movimento), os cartões de crédito em braile, crédito consignado, poupança (caixinhas), seguros, entre outros produtos.
“Sempre acreditei no poder de criar e executar soluções de grande impacto, sempre priorizando o bem-estar e a descomplicação da vida financeira dos nossos clientes", afirmou em entrevista.
Pelo menos metade da população brasileira adulta é cliente do Nubank, segundo dados da fintech. Esse volume coloca o Nubank à frente do Banco do Brasil (BB) e colocou a empresa como quarta maior instituição financeira no Brasil em número de clientes, de acordo com o Banco Central. “A gente tem todo mundo aqui dentro, inclusive menores de idade, que são mais de 1 milhão e meio de contas”, afirmou Livia.
Antes de chegar ao Nubank, Livia Chanes esteve à frente da construção das áreas digitais do Banco Itaú, incluindo CRM e UX, de 2015 a 2018, e como diretora do iti Itaú, entre 2019 e 2020.
Durante dez anos, Livia construiu sua carreira na consultoria McKinsey. Ela entrou como analista, vinda de uma vivência na França, onde estudou Transporte e Sustentabilidade. Ela chegou a se tornar sócia da McKinsey em 2014.
“A gente pisca aqui e a coisa cresce.”
“É um trabalho quase de empreendedorismo. O Nubank cresceu lançando novos produtos.”
Quase metade da população adulta brasileira é cliente Nu e estamos focados em continuar avançando nosso market share em diversos produtos, alavancando a tecnologia em favor do consumidor.”
“Toco violão, leio literatura de todos os tipos e em várias línguas. Assisto de tudo, adoro o TikTok, estudo outras indústrias e converso com pessoas em diferentes lugares porque tudo é estímulo.”