Eduardo Luiz Saverin
Brasileiro
19 de março de 1982
São Paulo, SP, Brasil
Sócio da B Capital Group
cofundador do Facebook
13,2 bilhões USD
Elaine Andriejanssen
-
(Universidade Harvard)
Eduardo Saverin é um bilionário brasileiro que uniu forças com Mark Zuckerberg e seus colegas Chris Hughes e Dustin Moskovitz Dustin Moskovitz, ambos estudante de Harvard, e fundadores do Facebook, sendo Mark o principal idealizador do atual Meta.
Segundo o Ranking de Bilionários 2021 da Forbes, Eduardo Saverin é a 140ª pessoa mais rica do mundo e a 1ª do Brasil com uma fortuna estimada em 97,5 bilhões de reais (2021).
Eduardo Saverin também é sócio do Grupo B Capital, fruto de sua colaboração com o empresário Raj Ganguly.
Saverin nasceu em São Paulo, Brasil, em 1982 e se mudou para os Estados Unidos com sua família quando era criança. Ele se formou em ciência da computação pela Universidade de Harvard em 2006 e conheceu Mark Zuckerberg durante seu primeiro ano na universidade. Em 2004, Saverin se juntou a Zuckerberg e outros colegas para fundar o Facebook.
O Facebook se tornou um sucesso imediato e Saverin foi responsável por gerenciar as finanças da empresa. No entanto, ele teve desentendimentos com Zuckerberg e deixou a empresa em 2005. Após sair do Facebook, Saverin se concentrou em seus próprios investimentos e em sua carreira como empresário.
Além de sua carreira no mundo da tecnologia, Saverin é um filantropo ativo e apóia várias causas sociais e de caridade. Não há informações disponíveis sobre frases famosas ou livros relacionados a Eduardo Saverin.
Por ser um dos co fundadores do Facebook, Saverin teve um papel no filme "A Rede Social" assim como os outros 4 co-fundadores, apesar do Mark Zuckerberg ser o protagonista, o filme ainda assim retrata um pouco da história do Facebook, citando a participação de Saverin.
"A Rede Social" é um filme de 2010 dirigido por David Fincher e escrito por Aaron Sorkin.
No filme, Saverin é interpretado pelo ator Andrew Garfield e é retratado como um dos cofundadores do Facebook e como o principal responsável pelas finanças da empresa. O filme mostra os primeiros dias do Facebook e a relação tensa entre Zuckerberg e Saverin, que eventualmente leva à saída de Saverin da empresa.
O filme foi um sucesso de crítica e comercial e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2011. Andrew Garfield recebeu elogios pela sua interpretação de Saverin e o filme foi amplamente considerado uma representação precisa da história do Facebook e de seus cofundadores.
Existem alguns livros que relatam um pouco da trajetória de Saverin e o surgimento do Facebook, porém não encontramos livros escritos por Saverin.
"As pessoas sempre tentam colocar um título ou um símbolo em você. Se você trabalha em um banco, você é um banqueiro. Para mim, eles veem um co-fundador do Facebook."
"Estou investindo como um louco, principalmente em startups de internet. E quero investir no Brasil também, porque sou brasileiro e isso está no meu coração."