César Augusto Cielo Filho
Brasileira
10 de janeiro de 1987
Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo
Campeão olímpico e mentor do G4 Educação
Comércio Exterior (Universidade de Auburn)
César Augusto Cielo Filho é amplamente reconhecido como o maior velocista da natação brasileira e um dos maiores nadadores da história do esporte. Ao longo de sua carreira esportiva, conquistou marcas históricas, incluindo ter sido o único atleta do Brasil a vencer uma medalha de ouro na natação olímpica, nos Jogos de Pequim (2008), na prova dos 50 metros livre. Seus recordes mundiais nas provas de 50m e 100m livre ainda são referência, consolidando seu legado como uma lenda no esporte.
Além de sua excepcional trajetória nas piscinas, Cielo se reinventou fora do esporte, tornando-se uma figura inspiradora no ambiente corporativo. Ele atua como mentor e palestrante, utilizando sua experiência para ajudar empresários a desenvolverem competências em liderança, gestão de pessoas e alta performance. Sua visão estratégica e foco em resultados fazem dele um exemplo de como a disciplina no esporte pode ser aplicada ao mundo dos negócios.
Entre suas contribuições, destaca-se o trabalho como defensor da saúde física e mental, promovendo o equilíbrio como elemento essencial tanto para atletas quanto para líderes empresariais. Seu exemplo inspira uma nova geração de líderes a alcançarem resultados extraordinários, seja nos esportes, nos negócios ou na vida pessoal.
Com uma abordagem focada em pessoas e resultados, César Cielo prova que sua trajetória vai muito além das piscinas, tornando-se uma referência em liderança e transformação de equipes. Toda essa bagagem consolidou Cielo como mentor do G4 Gestão de Pessoas, imersão do G4 para empresários atraírem e desenvolverem equipes de alta performance.
Cielo iniciou na natação em 1992, aos 5 anos de idade, e desde então nunca mais largou o esporte. Em 1995, 3 anos depois de iniciar sua jornada na natação, já conquistava sua primeira competição nacional, mostrando seu talento e grande potencial na modalidade.
Após inúmeras competições, o ex-nadador se mudou para Auburn (Alabama), com bolsa de estudos para cursar a faculdade de Educação Física, enquanto competia frequentemente em campeonatos internacionais.
Em 2007, César Cielo mostrou seu nome para o mundo ao conquistar 3 medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quebrando a barreira dos 22 segundos. No ano seguinte, sagrou-se o primeiro campeão olímpico da natação brasileira nos 5m livre - com direito ao recorde do campeonato, e conquistou o bronze nos 100m livre.
No ano de 2009, Cielo foi campeão mundial dos 50m e 100m livre na Itália, batendo também o novo recorde dos 100m livre. No ano seguinte sagrou-se bicampeão mundial dos 5m livre e também venceu a prova de 50m borboleta.
Após mais uma participação nos jogos olímpicos, ganhou a medalha de bronze nos 50m livre em Londres (2012). Sua carreira como nadador profissional foi até 2018, quando se tornou o maior atleta mundial do Brasil em todas as modalidades, somando 11 medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais.
Atualmente é um dos mentores do programa Gestão de Pessoas do G4 Educação. Nele, Cielo compartilha sua experiência nas piscinas e relacionando a pressão de ser atleta com a entrega de resultados nas empresas.
”Mantenha os olhos firmes na sua meta! Perdedores mudam de objetivo porque são preguiçosos demais para mudarem eles mesmos.”
“Na infância inteira, quando eu nadava, o pessoal falava: “você não sabe perder!” E até hoje eu não sei. Quem já foi esportista pode falar. É um pouquinho da cultura do brasileiro, né. Mas acho que você não tem que aprender. Você não tem que aceitar que perdeu. Você tem que aceitar que a oportunidade passou e ela não vai voltar.”
"Não desista do que você realmente quer por algo que você quer agora."
Aprenda a alavancar os resultados do seu time ao desenvolver habilidades de liderança que todo gestor precisa, com grandes referências do país no assunto.
saiba mais