Bernardinho

Bernardinho
Nome completo:
Bernardo Rocha de Rezende
Sobrenome:
Nacionalidade:
Brasileiro
Data de nascimento:
28 de agosto de 1959
Local de nascimento:
Rio de Janeiro, RJ
Ocupação:
Palestrante e mentor da Imersão G4 Gestão de Pessoas do G4 Educação
Dono(a) da(s) Empresa(s):
Patrimônio Líquido Estimado:
Cônjuge:
Filhos:
Formação:
Formado em economia pela PUC-Rio

Gerir equipes de grandes resultados pode ser um desafio para muitas empresas. No entanto, construir um time forte pode ser o que falta para que um negócio alcance os resultados desejados. 

Para isso, aprender com quem faz é essencial, e se tem alguém que entende sobre gestão e liderança de times, esse alguém é Bernardinho, considerado um dos maiores técnicos da história do esporte brasileiro.

O ex-técnico e jogador se tornou sinônimo de liderança e atualmente é empreendedor, palestrante e autor – seu livro “Transformando Suor em Ouro” vendeu mais de 500 mil cópias.

Com muito track record na área de pessoas, incluindo formação de times, liderança e alto desempenho (principalmente sob pressão), o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei masculina e feminina é um dos mentores da Imersão G4 Gestão de Pessoas, do G4 Educação.

Carreira como jogador de vôlei

Conhecido sobretudo por suas vitórias como treinador, Bernardinho também foi um atleta de sucesso. Carioca, jogou na posição de levantador no Fluminense, Flamengo, Vasco e Boavista, tornando-se campeão brasileiro em 1981.

Também fez parte de vitórias internacionais expressivas para a seleção. Integrando a “Geração de Prata”, conquistou a primeira medalha olímpica do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 e também o vice-campeonato olímpico em Los Angeles, em 1984.

Carreira como treinador de vôlei e principais títulos

Após encerrar a carreira como jogador, Bernardinho começou sua carreira como treinador, auxiliando o então treinador da Seleção Brasileira de vôlei masculina, Bebeto de Freitas, nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.

Desenvolveu seus conhecimentos como técnico na Itália, à frente de times italianos como Perugia e Modena, e em 1994 passou a liderar a seleção brasileira feminina. Em 2001, assumiu a seleção brasileira masculina e ao longo de 15 anos, chegou ao pódio dos principais campeonatos internacionais

Entre taças e medalhas, Bernardinho possui mais de 50 conquistas, com destaque para sete medalhas olímpicas, 1 delas ainda como jogador.

  • Los Angeles, 1984 - Prata (como jogador)
  • Atlanta, 1996 - Bronze (seleção feminina de vôlei)
  • Sydney, 2000 - Bronze (seleção feminina de vôlei)
  • Atenas, 2004 - Ouro (seleção masculina de vôlei)
  • Pequim, 2008 - Prata (seleção masculina de vôlei)
  • Londres, 2012 - Prata (seleção masculina de vôlei)
  • Rio, 2016 - Ouro (seleção masculina de vôlei)

Considerado um dos maiores técnicos da história do esporte brasileiro, em sua trajetória, Bernardinho sempre procurou questionar – realizando reflexões que gerassem alguma mudança – uma nova forma de fazer algo, uma nova ferramenta; essa mentalidade de crescimento é o que procura compartilhar como mentor.

Das quadras ao mundo corporativo

A experiência com o esporte permitiu a Bernardinho procurar novos espaços para atuar, agora no mundo dos negócios. Em 2019, ele foi contratado pela MadeiraMadeira para treinar seus executivos para o momento da abertura de capital da empresa, plano este que foi prorrogado. Inclusive, Bernardinho tem participação acionária na companhia de venda de móveis.

Dois anos depois, em 2021, Bernardinho foi convidado a integrar o Comitê de Pessoas, Cultura e Governança da Ar&Co, grupo de moda comandado por Rony Meisler.

A atuação de Bernardinho nos negócios para por aí. Ele já investiu em uma série de empresas, como a empresa de alimentação Haru’s, a companhia de plant-based NoMoo e a rede de academias BodyTech, entre outras. Além disso, ele também tem participação acionária na Gastroservice (empresa de food service).

É notório que o exímio talento de Bernardinho superou as quadras e o permitiu traçar planos diferentes, auxiliando gestores e empreendedores a serem profissionais mais preparados para lidar com altos níveis de cobrança, algo que ele está mais do que acostumado graças às décadas na quadra, tanto dentro das quatro linhas quanto fora delas.

Ao compreender a importância de construir um time forte, resiliente e de alto desempenho, sua abordagem pode ser aplicada dentro e fora das quadras, e na Imersão G4 Gestão de pessoas, compartilha sua experiência em liderança e cultura de excelência com histórias do esporte.

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Conheça o treinamento associado a este mentor

G4 Gestão de Pessoas

Aprenda a alavancar os resultados do seu time ao desenvolver habilidades de liderança que todo gestor precisa, com grandes referências do país no assunto.

saiba mais

Perfis relacionados a

Bernardinho