O que é inovação? Definição, exemplos e mais

G4 Educação Confira Tudo sobre Inovação na G4, o lugar certo para empreendedores !

O que é inovação?

Inovação é um termo que pode ser usado para se referir a um novo produto, processo ou serviço, bem como à melhoria de um produto, processo ou serviço existente.

A inovação também pode ser definida como a introdução de um novo conceito ou aplicação de um conceito existente em um ambiente diferente.

Quais são os 4 tipos de inovação?

Conheça mais sobre cada um dos quatro tipos de inovação: - Inovação incremental - Inovação disruptiva - Inovação radical - Inovação arquitetural

Inovação incremental

A inovação incremental se baseia nas competências tecnológicas já existentes na empresa e combina com o seu modelo de negócios existente  

e, portanto, sua base de clientes. Este é o tipo mais comum de inovação. Exemplos de inovação incremental: Um novo modelo da Série 3 para a BMW; Um novo fundo de índice para a Vanguard;

Uma nova animação em 3D para a Pixar.

Inovação disruptiva

O termo inovação disruptiva, cunhado por Clayton M. Christensen

e já foi muito bem explicado em um artigo da HBR, requer um novo modelo de negócios, mas não necessariamente uma revolução tecnológica.

Exemplos de inovação disruptiva: – Um software de código aberto (open source) para empresas de software; – Vídeo sob demanda para serviços de locação de DVDs;

– Serviços de compartilhamento de caronas para empresas de táxi e limusine.

Inovação radical

A inovação radical é o completo oposto da inovação disruptiva, já que o desafio aqui é puramente tecnológico. Um exemplo de inovação radical é o surgimento da 

engenharia genética e da biotecnologia nas décadas de 1970 e 1980 como uma abordagem para o desenvolvimento de novos remédios. Exemplos de inovação radical:

– Biotecnologia para indústrias farmacêuticas; – Motores a jato para fabricantes de aeronaves; – Cabeamento de fibra ótica para empresas de telecomunicações.

Inovação arquitetural

Por fim, a inovação arquitetural combina disrupções tecnológicas e de modelo de negócios, e um bom exemplo vem da fotografia digital.

Para empresas como Kodak e Polaroid, entrar no mundo digital significava a necessidade de inovar em novos  eletrônicos, design de câmeras, software e tecnologia de telas, por exemplo.

Exemplos de inovação arquitetural: – Medicamentos personalizados para indústrias farmacêuticas; – Fotografia digital para Polaroid e Kodak; – Pesquisas na internet para jornais.

Continue lendo sobre Inovação no nosso artigo completo sobre esse tema, clique em continuar lendo e aproveite.

Quer aprender mais sobre Inovação?