Metaverso: o que é e qual a sua importância?

O "metaverso" é um universo digital que vai além da internet que conhecemos hoje e tem o potencial de transformar a nossa interação social.

O que é metaverso?

O “metaverso” também é retratado como uma versão “turbinada” da internet como, por exemplo, uma manifestação da realidade, porém baseada em um mundo virtual como nos filmes “Matrix” e “Jogador Nº1”.

Por que o metaverso importa?

Mesmo que o “metaverso” fique aquém das fantásticas visões pintadas pelos autores de ciência ficção, provavelmente produzirá bilhões em valor como uma nova plataforma de computação ou meio de conteúdo.

Metaverso: principais categorias

O metaverso, assim como a internet e a internet móvel, é uma rede de experiências e aplicativos, dispositvos e produtos, ferramentas e infraestrutura, todos interconectados.

Por conta disso, assim como vemos nessa “definição” feita por Matthew Ball, ao igual que os muitos atributos citados acima, o surgimento do “metaverso” pode ser melhor acompanhado se dividido em 8 categorias.

Hardware

A venda e o suporte de tecnologias físicas e dispositivos usados para acessar, interagir ou desenvolver o “metaverso”.

Networking

O suprimento de conexões persistentes e em tempo real, banda larga elevada e transmissão de dados descentralizada por provedores de base, redes, centros de troca e serviço que roteiam entre eles, bem como aqueles que gerenciam dados de “última milha” para os consumidores.

Computação

A capacitação e o suprimento de poder de computador para suportar o “metaverso”, respaldando funções complexas como, por exemplo, cálculos físicos, renderização, reconciliação e sincronização de dados, inteligência artificial, projeção, captura de movimentos e tradução.

Confira mais sobre Metaverso no nosso post completo sobre o tema

Metaverso